GUIA SLOW LIVING
TRÊS
Foto por Silvia Vasconcellos
Foto por Anna Guasti – Casa ATARé

Peça o seu exemplar do Guia Slow Living Três, com frete gratuito.

Acompanhe pelo instagram: #GuiaSlowLiving | #GuiaSlowBrasil

Review Slow Living lança edição Três do seu Guia Slow, pela primeira vez em caráter nacional e juntamente à celebração dos quatro anos do projeto 

A nova fase acontece em versão nômade pelo país, com o #GuiaSlowPeloBrasil e #ReviewSlowLivingNaEstrada

Em agosto de 2017 o Review Slow Living, plataforma de conteúdo e serviços que promove o Slow Living através de uma abordagem contemporânea e de seu Manifesto – Equilíbrio, Escolhas Conscientes, Evoluir – completou quatro anos com muito a celebrar e com transformações, dessas em que, ao olhar para trás, confirmamos como empreender em algo novo vai se alinhando mesmo é aos poucos, ao seu tempo. O trabalho do Review começou com a busca de sua idealizadora, a jornalista mineira Bruna Miranda, por pesquisar e difundir um estilo de vida mais consciente, depois de anos de experiências na moda e no lifestyle convencionais; passou por um mini projeto de upcycling com roupas e, com suas próprias vivências inseridas nessa busca, se definiu como é hoje, em que segue, juntamente com o marido Ismael Sant’Ana, aprendendo com a prática, pesquisas e com outras pessoas sintonizadas nesse caminho.

No dia 21 de setembro eles lançaram, na Casa ATARé, em Belo Horizonte – cidade onde moraram pelos últimos dezesseis anos – a edição Três do Guia Slow Living, revista impressa em gráfica responsável, a Formato, e com certificação FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal), independente, que reúne marcas – produtos e serviços – iniciativas, artigos, entrevistas e histórias que incentivam, entre outros, escolhas conscientes de vida e de consumo, inovações, sustentabilidade, um bem viver. “Pela primeira vez em caráter nacional e também com um tema, Liberdade – um desejo de todos e, acredito, muito do que conquistamos ao nos conhecermos melhor e ao fazermos nossas escolhas com base em nossa essência – nossa proposta é reunir em uma publicação, de maneira abrangente, pessoas e suas iniciativas que fortalecem o conceito slow em diferentes áreas. Conteúdo atemporal, inspirações e informações sobre as marcas e projetos que contribuem para a vivência do slow living e que, como nós, acreditam em uma visão mais humanizada do estilo de vida”, explica Bruna.

O novo Guia, em suas 176 páginas, aborda as categorias Beleza e Bem Viver, Casa, Comer e Beber, Vestir, Pets, Pequenos, Inovar, Experiências, Iniciativas, Viver a Cidade e Viajar. Alinhado à busca por um consumo mais responsável, um dos enfoques é a consideração pelo que se compra, quem produz e como é feito, elencando iniciativas que contribuem para o fortalecimento da conscientização que pensa no impacto dos nossos hábitos de compra. Para isso, cada marca e projeto listados vêm caracterizados com símbolos que indicam sua postura dentro do conceito slow: Ecofriendly, Orgânico, Agricultura Familiar, Sem Crueldade, Ar Livre, Vegetariano, Vegano, Comércio Justo, PetFriendly, Feito a Mão, Reciclar, Upcycling, Feito em Minas, Feito no Brasil, Lixo Zero, Consumo Colaborativo, Economia Compartilhada, Reutilizar, Atemporal e Experiências. E, nessa terceira edição, entram também novos símbolos, de acordo com as crescentes possibilidades e resgates para uma produção e vivência mais respeitosas e agradáveis: Faça Você Mesmo, Feminino, Kids Friendly, Feito em Casa, Offline, PANCs, Logística Reversa, Produção Familiar, Saberes, Sob Demanda, Sem Gênero, Social e Vintage. Outra novidade é o cartão Incentivar, um programa de benefícios que, como o nome já diz, chega para aprimorar a união de quem faz a diferença a quem busca escolhas mais conscientes.

Com relação à comunicação visual, o belorizontino Estúdio Triciclo, comandado pelo designer Luciano Ferreira, repagina a proposta do minimalismo brasileiro em conjunto com fotografias da comunidade global e virtual de fotógrafos colaborativos Unsplash.

O Guia Slow Três traz, ainda, a participação de colunistas convidados como Soraia Zonta, idealizadora da Bioart, empresa de Santa Catarina pioneira em cosméticos orgânicos e veganos no Brasil; Christian Belisario, empreendedor mineiro no serviço de hortifruti delivery O Quintal Orgânico, que tem atuação no Rio de Janeiro; Flavia Aranha, estilista de São Paulo especializada na moda slow e com abordagem principal no tingimento natural; Carl Honoré, premiado jornalista, autor, palestrante e embaixador do movimento slow por todo o mundo, que volta nessa edição com ensinamentos aos pais sobre uma infância mais leve e livre e Gustavo Tanaka, escritor que inspira o Brasil com seus relatos sobre autoconhecimento e espiritualidade para um novo mundo, dentre outros nomes de relevância na defesa e na inspiração por um estilo de vida mais equilibrado e significativo.

A publicação, com periodicidade anual, tem como principal intuito, além de incentivar os prazeres de uma leitura desconectada e sem pressa, unir e incentivar o mercado brasileiro e seus talentos, apontando também nos novos olhares para transformações gerais que já estão acontecendo ao nosso redor: na maneira em que habitamos, nos relacionamos, viajamos, vestimos, comemos, trabalhamos… assim como co-existimos nas cidades e em seus espaços públicos. Uma reconexão com valores e saberes primordiais, esquecidos por essa era de super velocidade a que chegamos. “Trata-se de um equilíbrio, de os absorvermos de volta e os adaptarmos em nossa vida conectada. É uma grande alegria poder inserir a filosofia e os inúmeros benefícios do slow em nossas vidas. Temos que parar, respirar e descobrir, juntos, novas formas de viver, consumir e compartilhar, levando em conta que o desfrute de bens e serviços aconteça cada vez mais de forma consciente, circular e colaborativa”, conclui Bruna.

Peça o seu exemplar do Guia Slow Living Três, com frete gratuito.

Acompanhe pelo instagram: #GuiaSlowLiving | #GuiaSlowBrasil