Com oito meses em versão nômade pelo Brasil, Review Slow Living amplia sua abordagem para o Empreendedorismo e Futuro

O objetivo é fortalecer o incentivo às pessoas e empresas para (se) transformarem com a soma de resgates e inovações, para o agora e o amanhã

 

No início da primavera de 2017 o Review Slow Living, uma empresa de comunicação, consultoria e inovação, que promove o Slow Living através de seu manifesto Equilíbrio, Escolhas Conscientes, Inovar/Evoluir, celebrou seus quatro anos com o lançamento do Guia Slow Living Três, em uma edição pela primeira vez nacional, e se transformou em uma versão nômade, o Review Slow Living na Estrada, em que a idealizadora Bruna Miranda, juntamente com seu companheiro Ismael Sant’Ana e os dois cachorrinhos adotados, Claudinha e Varlô, entregaram seu apartamento na capital mineira e venderam a maior parte de suas coisas para viver de um jeito mais simples e próximo da natureza, uma jornada de autoconhecimento e com base em experiências, no uso e compartilhamento de bens – e não mais na posse excessiva – e no trabalho online e remoto. A viagem começou pelo nordeste do Brasil saindo de carro de Belo Horizonte, ficando alguns dias, semanas ou meses em diferentes vilas e cidades e chegando até a paradisíaca Praia de Cumbuco, no interior do Ceará, onde se encontram hoje, oito meses depois – e a ideia é subir até o Maranhão.

O trabalho do Review começou com a busca da Bruna, que é empreendedora e jornalista, por pesquisar, vivenciar e difundir um estilo de vida mais leve e consciente, depois de anos de experiências com o empreendedorismo, comunicação, marketing e tendências na moda e no lifestyle convencionais. Agora, eles continuam pelo Brasil a compartilhar e a aprender através da prática, das pesquisas e do contato com outras pessoas sintonizadas nesse caminho, online e offline. “A maior clareza que a vida ‘slow nômade’ nos trouxe até agora foi a de que, em conjunto com uma transformação interna, o empreendedorismo consciente se fortalece como uma das mais importantes formas de transformação do mundo, localmente e globalmente”, ela explica.

Desde então, entenderam que o próximo passo do Review é continuar incentivando uma transformação pessoal através dos benefícios que o slow living propõe para, somando-se a isso, compartilhar com as pessoas sobre o empreender sintonizado ao slow living – em parte já incentivado pelos símbolos do Review – para transformarem também ao redor. “Um impacto positivo que abrange, além de si mesmo, o seu vizinho, bairro, cidade, país e planeta”, acrescenta Ismael, empreendedor e administrador de empresas que entrou de vez na equipe ao deixar de lado o trabalho em uma construtora de imóveis que estava deixando a desejar no quesito da ética e indo em um lado oposto ao valores em que acredita.

Para seguir com essa nova proposta, o casal repaginou o site e redes sociais do Review, enfatizando, além do já consolidado Slow Living, o Slow Empreendedorismo, Slow Marketing e Slow Future, atuando um em complemento ao outro. “Temos trabalhado o nosso conteúdo e serviços para mostrar às pessoas que podemos ter satisfação no que fazemos no dia a dia, com mais tempo e liberdade para o que realmente importa para cada um de nós. Ao empreendermos saindo da busca pelo lucro a qualquer custo e como único fim, nos baseamos em nossa essência e valores pessoais e em um senso de propósito, somamos os cuidados que resgatamos com o slow living às possibilidades de inovação vindas da tecnologia, e alcançamos uma gratificante realização, pessoal e profissional. O nosso trabalho, o que oferecemos, se torna uma fantástica contribuição para as transformações que queremos ver no mundo. Para os desafios que temos a enfrentar, ambientalmente, socialmente, financeiramente, culturalmente. E cada um fazendo a diferença. A soma de cada atitude tem um poder que ultrapassa a nossa compreensão”, explica Bruna.

E para ajudar os empreendedores, os aspirantes e também quem possui um trabalho fixo mas que queira levar os incentivos do slow – os resgates somados à inovação – ao que fazem, em todas as áreas, eles trazem um conteúdo, teórico e prático, que vai do Slow Empreendedorismo às ações de Slow Marketing, o ingrediente mais essencial para a construção de um negócio consciente, uma área tão importante para ser transformada em uma força para o bem – e que, felizmente, também já começa a ser mais amplamente difundida pelo mundo. Além disso, eles começam a abordar mais profundamente as tendências, de consumo e comportamento, que chegam para reforçar o caminho do Slow, pessoalmente e profissionalmente, como um caminho do agora e do futuro, em suas infinitas possibilidades. As tendências sendo absorvidas como um movimento de transformação, não mais como um modismo de curto prazo com o único fim de produzir mais vendas.

A nova fase do Review traz mais novidades: o workshop Slow Para Transformar, que começou em formato presencial e passou duas vezes por São Paulo e Belo Horizonte e, durante a vida nômade, também por Salvador e Recife, chega agora em formato online. “Mesmo fãs incondicionais da riqueza que a interação pessoal proporciona, seguimos adiante com essa proposta porque consideramos relevante demais aumentar o alcance da mensagem, dos benefícios e das oportunidades do Slow. O que a internet nos possibilita tão bem. E especialmente ao percebermos que o tema, ficando mais conhecido, felizmente, pede uma compreensão mais aprofundada, para que não seja interpretado de maneira rasa e superficial, como um modismo, com algum desvio que possa enfraquecer sua atuação, ou sem coerência – já que, sem ela, o slow não é real”, enfatiza Bruna.

A próxima edição do Guia Slow Living, a número Quatro, continua em formato impresso, em gráfica sustentável, em periodicidade anual e produzida em conjunto com o Estúdio Triciclo, de Belo Horizonte. Ela também trará os novos enfoques do Slow em seu conteúdo, somando-se aos já destacados modos de viver, consumir e produzir, mais leves, cuidadosos e significativos, das edições anteriores. E ainda, já é possível fazer o download, pela primeira vez, do Guia Slow Living. As edições Um e Dois, esgotadas na versões impressa, estão disponíveis para leitura online para os participantes da Comunidade do Review, também como uma maneira de trazer ainda mais alcance ao tema, ao conteúdo e às empresas que fazem parte da publicação. Para baixar: http://bit.ly/ComunidadeReview

E, fechando bem o ciclo, o Review apresenta o Slow Future, proposta que se encontra em desenvolvimento. “A ideia é proporcionarmos aos nossos leitores e aos empreendedores, especialmente, conteúdo de peso sobre o avanço do mercado consciente, dados, pesquisas, as macrotendências, duradouras, que direcionam e fortalecem esse caminho, para guiar e incentivar os próximos passos de inovação, em todas as áreas – seja para as novas empresas que nascem para fazer sua parte dentro das oportunidades que não param de surgir, baseadas em prosperidade, cuidado e consciência, ou para a ressignificação das marcas já existentes, que começam a perceber o Slow como uma abordagem real que nos posiciona em uma nova economia e que possibilita a reestruturação de suas ações e mensagens, alinhadas ao mundo em transição em que estamos inseridos.

Bruna finaliza: “Todos temos a ganhar e a contribuir com essa reconexão com valores e saberes primordiais, esquecidos pela era de super velocidade a que chegamos. Trata-se de um equilíbrio, de os absorvermos de volta e os adaptarmos nas possibilidades da vida conectada e tecnológica. É uma grande satisfação poder inserir a filosofia e os inúmeros benefícios do slow em nossas vidas, empresas e trabalhos. Temos que desacelerar, respirar e desenvolvermos juntos essas novas formas de se viver, produzir, consumir e compartilhar, levando em conta que a criação e o desfrute de bens e serviços aconteça cada vez mais de forma cuidadosa, consciente, circular e colaborativa”.

 

SERVIÇO

. Review Slow Living – Site | Comunidade | Instagram
. Workshop Slow Para Transformar Online
. Projeto Slow Nômades
Guia Slow Living Três | Brasil

 

Bruna Miranda
bruna@reviewslowliving.com.br

Ismael Sant’Ana | 31 99625-3319
ismael@reviewslowliving.com.br