Exemplar id | Luxo Sustentável, uma sessão do Review para destacar o Novo Luxo

Por Bruna Miranda

Publicado em , , , , , , , , , , , , , , | Tags : , , , , , , , , , , , , , , ,

E trazer para os dias de hoje as novidades e a essência do site que foi a nossa primeira experiência, em 2013, com a pesquisa o e conteúdo relacionados à sustentabilidade, criatividade e inovação atuando na construção de um novo modo de produção e consumo, mais éticos e em sintonia com os dias de hoje

 

Luxo Sustentável. A combinação, que à primeira vista pode causar um certo estranhamento, é uma proposta que começa a ser adotada mundialmente nas esferas comerciais e de comportamento. O mercado de luxo, até então caracterizado pelo status social, ostentação e excessos, caminha para um parâmetro focado na sustentabilidade aliada à inovação, ao bem estar e à arte, aos valores subjetivos da natureza, das experiências, sensações e cuidados. Também chamado de luxo contemporâneo ou novo luxo.

O foco nos logos aparentes dá lugar à valorização do trabalho artesanal; à matéria prima orgânica e proveniente de pequenos produtores locais; à qualidade de vida dos trabalhadores; à ética e a transparência; às inovações e projetos que beneficiam a toda a comunidade; além, claro, das já conhecidas práticas ecofriendly, que se orientam para a preservação do planeta, incluindo os bons tratos aos animais.

O termo “eco-chato” fica para trás na busca consciente e cotidiana do desenvolvimento ecológico e social, unindo a estética e a qualidade dos produtos e serviços aos valores contemporâneos e eliminando a busca exclusiva pelo lucro, a qualquer custo.

Ao posicionar a sustentabilidade em suas prioridades, as empresas agem como agentes de mudança e servem de exemplo para essa nova economia e estilo de vida, como o próprio nome “Exemplar” representa. O “id” simboliza a “identidade” e as “ideias”. 

As jornalistas mineiras Bruna Miranda e Bruna Vallejos, idealizadoras responsáveis pelo projeto, identificaram a oportunidade ao retornar de estudos no exterior e perceberem a necessidade de um canal brasileiro que incentivasse essas práticas. “Acreditamos no poder de influência das marcas para a difusão de boas ideias e ações em prol de um bem estar coletivo e cooperativo”.

Como os atos de criar, produzir e comprar faz parte das nossas vidas de maneira generalizada, por que não agregar inovações e difundir o resgate e o surgimento de valores essenciais? O consumo desenfreado e sem propósito, que beneficia a poucos de maneira anti-ética, encontra-se em crise e cria-se um espaço positivo para a mudança”, explicam.

Os segmentos abordados pelo novo luxo do Exemplar id compreendem todas as áreas, da moda à gastronomia, turismo, beleza, setores automobilístico e imobiliário, arquitetura, arte, design, dentre outros.

 

Frase da foto do topo: “Nossa tarefa deve ser a de libertar-nos, ampliando o nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza e sua beleza.” – Albert Einstein

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

Publicações Relacionadas