10 dicas para lidar com a ansiedade

Por Review

Publicado em , | Tags : , , , , ,

1 – Pense em um passado bom
Se tiver que escolher entre pensar no passado ou no futuro, escolha o passado, mas seja breve e saudosista, pense num passado bom. Constantemente voltamos lá atrás para fazer comparações com o presente, evite.

2 – Seja esperançoso
Perceba que (muitas das vezes) a probabilidade de o pior acontecer é infinitamente desproporcional à probabilidade do melhor acontecer. Se tiver de mensurar as chances negativas, invista mais energia mensurando também as chances de o melhor acontecer. Se tiver muitas dúvidas se algo vai dar certo, duvidar de suas dúvidas pode ajudar.

3 – Não queira ter o controle
Não queira de forma alguma controlar tudo, e mesmo que escolha controlar pouco ainda assim isso vai te tornar vulnerável à ansiedade. Como diz a música Vive, do Djavan, “deixa o que tem que acontecer livre”.

4 – Cuide de você
Quando estou no avião e recebo a orientação de, em caso de acidente, colocar primeiro a minha máscara de oxigênio e depois a da criança, lembro disso, que eu preciso estar bem para cuidar dos outros. Se seus problemas já são muitos, se não consegue lidar com eles, não busque mais problemas (alheios) que não lhe pertencem.

5 – Saiba quando não dá
Às vezes o que te resta é não se importar, entregar os pontos, dizer que não está nem aí: “se acontecer, aconteceu”. Reconheça que você fez o que pôde e que agora “seja o que Deus quiser”.

6 – Lute só quando chegar a hora
Se você se preocupar muito com os fantasmas da meia noite quando ainda é meio dia, a ansiedade vai fazer parte de seu repertório comportamental. Deixe a luta para a hora da luta, não fique lutando em sua mente para não ter que lutar duas vezes.

7 – Selecione seus pensamentos
Não pense tudo ao mesmo tempo, pense seletivamente, individualmente. Não pense no que pode acontecer “se…”, elimine essa condição: se o exame der positivo, se ele não voltar…. Aprenda a filtrar os pensamentos com disciplinas de espiritualidade como meditação e oração, que podem lhe ajudar nisso.

8 – Cada dia é um dia
O amanhã não é uma continuação do hoje, assim como o hoje não é uma continuação do ontem. Não enxergue a vida como um ciclo único que se inicia quando você nasceu e vai até o dia de sua partida, mas a enxergue dividida em diversos ciclos; assim vai ser sempre possível você recomeçar a viver.

9 – Planeje a curto prazo
Faça planos hoje que podem ser executados ainda hoje, coisas simples. Se todos seus planos forem de longo prazo você vai ter sempre que viver com o sentimento de expectativa, um dos grandes responsáveis pela ansiedade.

10 – Enxugue a agenda
Cuidado para a sua agenda não estar ocupada demais, agenda cheia é igual a uma vida ocupada que não tem tempo para o ócio. Chegue em sua agenda antes do que suas atividades rotineiras e reserve datas (inegociáveis) para você fazer o que gosta.

* Por Alan Corrêa, que vive em São Paulo, no grande ABC. É casado e pai de duas crianças e gosta de poesia, trilhas e cachoeiras.

– Imagem do topo via Pinterest

Compartilhe esta história

Sobre Review

O slow living como porta de entrada e fortalecimento para benefícios e transformações para o mundo, nós mesmos e todos os seres.

Publicações Relacionadas