Agenda | Bruna Miranda, Review e o Slow Living na segunda edição do Mindful Triathlon

Por Review

Publicado em , | Tags : , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Um convite e uma experiência sensacionais! No dia 20 de agosto participo da segunda edição do Mindful Triathlon, em Sorocaba/SP, compartilhando sobre o slow living, desacelerar, foco, juntamente a atividades inovadoras e tão benéficas para o corpo, mente e alma. Todos convidados a apreciarem esses momentos agradáveis conosco, em um espaço lindo e envolto por verde, ar puro e inspirações para um dia e uma vida mais leves e atentos ao que realmente importa. Bem viver, equilíbrio! As inscrições acontecem até o dia 5 de agosto, quem estiver na região, não perca a oportunidade!

Inspirados pelo já famoso Wanderlust 108, um grupo de apaixonados por práticas esportivas, yoga e meditação idealizou algo até então inédito por aqui: um “Mindful Triathlon”, evento com foco principal no bem estar, na saúde e na qualidade de vida. A primeira edição do evento na região foi realizada em Sorocaba no dia 28 de maio de 2017, reunindo 194 pessoas no Sorocaba Conventions Center.

O uso da palavra “triathlon” é apenas uma referência à prática de três modalidades esportivas, mas que se tornou reconhecido como altamente competitivo ao reunir em uma mesma prova corrida, natação e ciclismo. A nossa versão do “triathlon” deixa de lado qualquer possibilidade de competição em busca do bem estar. A caminhada, a corrida ou qualquer que seja o esporte (afinal, há tantas possibilidades!) são feitos dentro do ritmo de cada participante; na segunda parte do evento, uma aula prática de yoga, e para encerrar, uma meditação guiada.

Durante o “Mindful Triathlon”, os participantes são convidados a deixar celular e relógio de lado, e prestar atenção em cada momento, em cada nova paisagem e, principalmente, em cada nova experiência. Manter “atenção plena” (prática da meditação “mindfulness”), é uma das técnicas que tem conquistado cada vez mais adeptos. Por isso, não há 1º lugar, não há cronômetro; mas há novas ideias, trocas de experiências, sugestões para colocar em prática técnicas de meditação, manter o foco e, nosso novo – e querido – desafio, conseguir “desacelerar” (SLOW MOVEMENT).

Mais do que um “evento”, é uma marca com um objetivo: possibilitar a cada um de nós, amigos ou ainda desconhecidos, a possibilidade de parar por um dia e perceber a “preciosidade do tempo”; a importância da quietude em nossa vida e como, muitas vezes, aquele aperto no coração se acalma quando você pára tudo e simplesmente… respira.

“Mindful Triathlon” – Etapa “Morro do Ipanema”

Com muita alegria anunciamos a segunda edição do “Mindful Triathlon” para o dia 20 de agosto, etapa carinhosamente chamada de “Morro do Ipanema”. Desta vez, nosso “Triathlon” será realizado no Condomínio Village Ipanema II, em Araçoiaba da Serra, um espaço que preserva uma riqueza histórica única: a casa sede da fazenda que pertenceu ao empresário Assis Chateaubriand, instalada em uma área de 20 mil metros quadrados com parte da paisagem intocada da região e a vista do nosso homenageado, o “Morro do Ipanema”.

Além da caminhada ou corrida, nesta edição, o participante pode optar por pedalar no percurso de 3,7 km (que pode ser percorrido tantas vezes quanto desejado, respeitando apenas o horário das demais atividades). Na sequência, uma aula de yoga e para encerrar o “triathlon”, uma meditação guiada, com os benefícios comprovados e o bem estar de sentir-se plenamente atento!

A grande novidade serão os pockets (palestras curtas) desta etapa! A jornalista Bruna Miranda, idealizadora do Review e do Guia Slow Living, participará conosco para falar sobre o Slow Movement e sobre a importância do “desacelerar” para que reencontremos o foco no que realmente importa. E a presença do Prof. Dr. Marcelo Demarzo, Fundador e Coordenador do Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness, que falará sobre a prática da “atenção plena”, desmistificando modismos e mostrando os benefícios dessa prática.

Nesta edição, agregamos novas possibilidades ao evento, para tornar a experiência dos participantes realmente única.

Convide a família e os amigos! Será um dia prá lá de especial!

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

Para começar, nossa sugestão: deixe relógio em casa e o celular no “modo avião”, só use para fotos, mas não esqueça de “enxergar”, de verdade, as paisagens!

7h30 – 8h: Chegue cedo para rever os amigos, conhecer novos e “desacelerar”;

8h – 8h10: Abertura do evento
Abertura do “Mindful Triathlon” com o Prof. Dr. Marcelo Demarzo¹ que explicará brevemente como o “mindfulness” pode ser usado durante a corrida ou a prática esportiva!

08h10 – 09h30: Triathlon Parte 1
Todos os participantes “plenamente atentos”, hora de começar com um leve aquecimento para “despertar os ânimos e ver todos com sorriso no rosto” antes de partir para o percurso (que totaliza 3,7 km) e que pode ser feito caminhando, correndo ou pedalando (se você optar por levar sua bike, lembre-se de literalmente “desacelerar” ao longo do trajeto e, principalmente, de levar seu capacete).
Enquanto todos os participantes não terminam esta etapa (término até 9h30), nada de ficar esperando e olhando celular! Deite no jardim e aproveite a paisagem; leia um livro; experimente a quick ou a thai massagem ou simplesmente desfrute do momento.

09h45 – 10h25: Triathlon Parte 2 – Aula de Yoga
Estique seu tapetinho no chão para 40 minutos de aula de yoga. Esvazie a mente e encontre o equilíbrio!

10h30 – 10h50: Triathlon Parte 3 – Meditação
Complete o triathlon com 20 minutos de meditação guiada! Foque na respiração, esvazie os pensamentos e descubra o bem-estar proporcionado por essa prática!

10h50 – 11h00: Pausa para um café? Temos lanches e comidinhas do COZINHA A 2FIT com opções fit ou nem tão fit assim!

11h00 – 11h30: Esqueça o relógio. Momento de um Pocket (um bate-papo) com Bruna Miranda sobre um dos temas abordados em nosso primeiro evento: o Slow Movement! Bruna é idealizadora da plataforma Review Slow Living e da Revista Slow Living e gentilmente virá de Minas Gerais para participar conosco deste (e dos próximos, assim esperamos) eventos!

11h30 – 13h30: E claro, nada de sair na correria. Esta etapa de nosso evento foi pensada com muito amor: agregamos novas possibilidades para tornar a experiência dos participantes realmente única. A fisioterapeuta Raquel Caroline e sua equipe oferecerão Quick e Thai Massagem (R$ 15,00); os participantes podem vivenciar o “banho de floresta”, uma tradição japonesa conhecida como Shinrin-yoku. Ou aproveitar o momento para desfrutar do tempo em sua quietude!

13h30: Sorteio de um final de semana para casal ou duas pessoas para o Hotel Toriba.

13h45 – 14h15: Explicação e Vivência de “Mindfulness”, com o Prof. Dr. Marcelo Demarzo¹

¹. BIOGRAFIA: Prof. Dr. Marcelo Demarzo é instrutor certificado em Mindfulness; Pós-doutorado em Mindfulness e Promoção da Saúde pela Universidad de Zaragoza (Espanha); Fundador e Coordenador do Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde; Professor do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, e professor do Curso de Medicina do Hospital Israelita Albert Einstein; Coordenador da Especialização em Mindfulness da UNIFESP; Autor dos livros: “Manual Prático de Mindfulness – Curiosidade e Aceitação” e “Mindfulness e Ciência.”

Encerramento das atividades extras às 16h00.

Inscrições até 05 de agosto.

Compartilhe esta história

Sobre Review

O slow living como porta de entrada e fortalecimento para benefícios e transformações para o mundo, nós mesmos e todos os seres.

Publicações Relacionadas