Sobre plantas, florescer, verdejar

Por Bruna e Ismael

Publicado em , | Tags : , , , , , , , , , ,

A amante das plantas que sou hoje é algo relativamente novo, de uns anos pra cá. No meu apartamento anterior mal mal havia um cacto e uma daquelas plantas que sobrevivem mesmo no concreto, sabe? Via a minha avó e tia com uma floresta em casa, no quintal, sabendo o nome e os detalhes do cuidado com cada uma, trocando mudas e, quem diria, esse gosto veio pra mim depois dos 30. Hoje sou alucinada!
 ⠀
E você, também se encanta com cada verde, cada cor, cada forma, textura, cada semente que germina, cada espécie nova que encontra por aí? Pelas ruas, na decoração… “Talvez a gente veja o mundo mais verde do que ele é, mas achamos que há mais pessoas cultivando plantas em casa atualmente”. E concordo! Palavras do “Urban Jungle Bloggers”, um dos lindos projetos pelo mundo que listei abaixo para inspirar os #plantlovers que aqui se encontram.
  ⠀⠀⠀
– O livro Greenterior: Plant Loving Creatives and Their Homes, dos belgas Magali Elali e Bart Kiggen, que registraram as casas de 20 artistas criativos que amam plantas na decoração em diversas cidades da Bélgica e do mundo, como Barcelona e Nova York.
 ⠀

 ⠀
– O Urban Jungle Bloggers, do Igor e Judith, amigos que amam o verde na decoração e ao redor de suas vidas. O projeto é “tudo sobre viver com plantas” em casa (quartos, salas, banheiros, cozinhas…), espaços fechados, abertos, urbanos… E mais do que simplesmente decorar, incluindo também os efeitos benéficos – nossas vidas melhoram, ficam mais saudáveis e mais bonitas. “Muitas têm características purificadoras que limpam o ar que respiramos de várias toxinas. Elas também liberam oxigênio fresco, que nos ajudam a concentrar, relaxar e dormir melhor, tornando nosso ambiente mais saudável. Cuidar delas também é uma atividade muito relaxante: regar, podar e checá-las com frequência nos acalma”. Eles lançaram um livro no ano passado e compartilham online, em uma crescente comunidade de amantes das plantas, muitas dicas e inspirações sobre o tema.
 ⠀
 ⠀
– A modelo americana Summer Oakes, que transformou seu loft em NovaYork em uma verdadeira floresta particular. Formada em biologia e entomologia, Summer, que também é escritora, cozinheira e ativista conhecida no mundo da moda, mantém mais de 500 plantas de 150 espécies no espaço de 111m². Ela A costumava encarar sua residência como uma espécie de refúgio sagrado mas, após a transformação do local, ela decidiu abrir as portas para visitas, observando uma grande mudança de comportamento nas pessoas quando se deparam com a imensidão verde dentro do seu apartamento.
 ⠀
Summer acredita que as plantas têm o poder de melhorar não só o humor, mas também a saúde das pessoas, e conta que sempre foi ligada a natureza, desde a infância. “Eu cresci em uma casa do interior com um grande jardim, mas hoje eu não moro em uma casa, então eu resolvi transformar meu apartamento em uma”. E, além das plantas decorativas, ela também cultiva muitos temperos em uma horta na cozinha.
 ⠀

Compartilhe esta história

Sobre Bruna e Ismael

Na estrada para inspirar e compartilhar mais equilíbrio e escolhas conscientes, desaceleradas e significativas. De vida, consumo, trabalho e viagens. Seus benefícios e transformações pro mundo, pra nós mesmos e ...

Publicações Relacionadas