Guia Slow Online | Casa | Biowash

Por Bruna e Ismael

Publicado em , , , , | Tags : , , , , , , , , , , , , , ,

O Guia Slow Online é uma sessão do Review onde destacamos, aqui no site e em nossas redes sociais, as iniciativas, marcas – produtos e serviços e experiências que fazem a diferença, que inovam, que se sintonizam com os nossos símbolos e com o bem viver. Escolhas conscientes e agradáveis! Indique para nós quem mais inspira e melhora o mundo, vamos adorar conhecer.

Hoje começamos um “Especial Bio Brazil Fair” e apresentamos uma marca que conhecemos de perto e pudemos conversar bastante. Achei muito interessante porque normalmente focamos em produtos naturais para comer, vestir, de beleza e higiene, e para casa normalmente vemos mais coisas relacionadas a receitas caseiras. E a biowash é uma empresa brasileira de produtos de limpeza naturais, biodegradáveis e de fontes renováveis que acredita que, para limpar a casa, não precisamos sujar o planeta (e como faz sentido!) e que uma escolha sustentável considera fatores que vão muito além do aqui e agora.​ Aliam os ingredientes naturais às possibilidades da tecnologia e não utilizam fosfatos, branqueadores ópticos, cloro e outras substâncias tóxicas.

Sua linha conta com 24 itens, todos certificados com os selos IBD Ingredientes Naturais e eureciclo.com.br. São produtos veganos (não fazem testes em animais e nem utilizam matérias-primas de origem animal) e trazem também o selo hipoalergênico, que significa que são indicados para as pessoas alérgicas aos produtos de limpeza tradicionais, que contém petroquímicos.

Eu particularmente sempre tive uma certa sensibilidade aos cheiros fortes dos produtos convencionais do supermercado e, atualmente, até sinto dor de cabeça em contato com eles. E podemos dizer que o tanto o lava louças concentrado (de menta pimenta) quanto o multi uso (capim limão com citronela) são eficientes, não ressecam a pele e trazem um perfume bom, aquele mesmo aroma de casa limpa. A única diferença é que, por serem utilizados óleos para aromatizar e eles serem substâncias voláteis, fixam menos no ambiente, mas em todos os aspectos compensa demais pensarmos em soluções mais naturais inclusive na limpeza de casa. Se os cosméticos e produtos de higiene comuns trazem tantas substâncias prejudiciais, imagine os de limpeza…

A história da biowash começou com Malte Weltzien, um alemão que chegou ao Brasil em 1981 com a sua esposa e 4 filhos. Entusiasmado com questões ambientais, sempre cultivou um horta orgânica no quintal de casa.

No mesmo ano fundou a empresa Cassiopeia, na cidade de São Paulo. Começou a produzir um multiuso biodegradável, que na época era vendido no sistema porta a porta.

Em 1990, Malte e sua família se mudaram para Jarinu, no interior do estado, em busca de qualidade de vida. Lá ele construiu uma fábrica e iniciou sua plantação de Aloe vera, cultivada seguindo os princípios da agricultura biodinâmica. Tinha o objetivo de criar produtos de limpeza que gerassem o mínimo de impacto ao meio ambiente, diferentes dos que existiam no mercado. Para isso passou anos desenvolvendo e procurando matérias-primas de origem vegetal e, em 1994, conseguiu lançar os primeiros produtos da linha Biowash, 100% livres de petroquímica.

Em 2007 já contava com 10 itens e a Aloe Vera da sua plantação virou um ingrediente indispensável, com o objetivo de hidratar a pele durante o uso dos produtos (inclusive ficamos sabendo na feira que essa mesma plantação orgânica fornece aloe vera para a Almanati, outro trabalho cuidadoso que vale conhecer). Malte faleceu em 2007 mas seus ideais continuam vivos e fiéis.

Compartilhe esta história

Sobre Bruna e Ismael

Na estrada para inspirar e compartilhar mais equilíbrio e escolhas conscientes, desaceleradas e significativas. De vida, consumo, trabalho e viagens. Seus benefícios e transformações pro mundo, pra nós mesmos e ...

Publicações Relacionadas