Fortalecendo escolhas mais conscientes

Por Bruna e Ismael

Publicado em , , , , | Tags : , , , , , , , , , , ,

Do texto original 100 Ways To Become More Conscious: How To Raise Your Consciousness, traduzido pela Luciana Pellegrini Drucker e publicado no site Nowmastê, selecionei algumas reflexões simples e úteis sobre escolhas mais conscientes que podemos fazer no dia a dia e que nos impactam de maneira positiva, abrangendo esse benefício para o nosso entorno, para as pessoas e situações com as quais convivemos e para uma vida mais equilibrada, consciente e significativa, como um todo. Uma lista inspiradora para guardar e ter sempre por perto!

. Conecte-se com a natureza – Dê um passeio em uma mata, um campo de flores ou onde quer que você se sinta em contato a natureza. É possível ter uma profunda sensação de paz e unidade quando você busca essa conexão. À medida que se aprende a se sintonizar e apreciar a natureza, você permite que sua consciência se eleve.

. Mantenha seu corpo em movimento – Exercício e dança vão elevar a sua consciência ao promover padrões de ondas cerebrais e níveis de neurotransmissores saudáveis, além de grande circulação por todo o sistema nervoso. Ajude você mesmo a erguer-se e quebrar o padrão de não se exercitar, ao ir fazer uma caminhada amigável com um amigo ou até mesmo ir a um lugar para dançar. Ambos os exemplos são fáceis, divertidos e empoderadores.

. Medite simplesmente – Seja você um praticante avançado ou um novato, os benefícios são enormes e permitirão que você contate seu mais elevado estado de funcionamento consciente, se permanecer por tempo suficiente. É um ato que vai certamente aumentar a sua consciência e permitir-lhe agregar maior foco e disciplina e desenvolver uma conexão mais profunda e alegre com a vida.

. Passe tempo com amigos verdadeiros – Encontrar amigos que se alinham com quem você é e com suas crenças e valores. Estes são os seus verdadeiros amigos e, embora possam ser difíceis de encontrar, eles definitivamente devem ser valorizados. Ligue para alguns dos seus verdadeiros amigos e torne um hábito passar mais tempo com eles.

. Tenha a intenção de “elevar a sua consciência” – Se você tem a intenção de aumentar a sua consciência e estado de atenção, você está no caminho certo. Ter a intenção por si só vai torná-lo mais focado em encontrar maneiras para isso acontecer.

. Diga a verdade – Toda vez que você diz a verdade, você aumenta o seu nível de consciência. Por que as pessoas mentem? Para proteger-se em estados inferiores de consciência. As pessoas em estados mais saudáveis querem ser fiéis a si mesmas, aos outros e criar relacionamentos mais conscientes na humanidade.

. Encontre e viva de acordo com seu propósito – Buscar por um propósito irá ajudá-lo a encontrar sua verdadeira missão aqui na Terra. Quando você encontrar o seu propósito e for capaz de compartilhá-lo com o resto do mundo, você vai continuar a aumentar o seu nível de consciência.

. Busque um controle consciente sobre suas decisões – Quando você assume esse controle, na verdade está ativando certos caminhos neurais no cérebro que ajudam a promover o autocontrole, calma e paz interior. Toda vez que você permitir que outros ditem as suas decisões, ou você não assumir total responsabilidade consciente sobre suas decisões, você fica condicionado a ser menos consciente ao fazer escolhas.

. Tenha uma mente sempre aberta – Um aspecto fundamental no processo de se tornar um indivíduo mais consciente. Enquanto você ainda não aceitar a diversidade que o nosso planeta tem para oferecer, seja nas diferentes culturas, religiões, vida selvagem e crenças, você vai ficar em seu mesmo estado de consciência ou migrar para um nível mais baixo. Ter a mente aberta não significa apenas aceitar que outros tenham outras crenças. Pode-se ter uma mente aberta para tentar algo novo, tal como uma nova rotina de exercícios, uma prática espiritual ou de autoconhecimento ou experimentar um prato novo.

. Busque a inteligência superior – Há muitas maneiras de se tornar mais inteligente, já que ninguém o é em todas as áreas da vida. Algumas pessoas são mais emocionalmente inteligentes, algumas têm um QI mais elevado, enquanto outros são mais espiritualmente desenvolvidos. Todas as formas de aumento de inteligência e melhorias irão ajudá-lo em sua jornada para a expansão da sua consciência e a se tornar uma pessoa mais consciente.

. Trate-se com respeito – Ter respeito por si mesmo e por suas ações acabará por aumentar a quantidade de amor que você expressa para si mesmo e aos outros. Tome decisões sábias e respeitosas que reflitam seus valores e que têm forte respeito por suas convicções pessoais. Tratar os outros com respeito irá ajudá-lo a tornar-se um ser humano mais consciente também mas, antes que você possa respeitar os outros corretamente, você deve primeiro aprender a mostrar o máximo respeito para com você mesmo.

. Pratique o perdão – Perdoar a si mesmo pode ser muito difícil às vezes, especialmente se você estiver operando em um estado de consciência inferior. Perceba que, a fim de elevar-se, avançar e se tornar uma pessoa mais consciente, você deve ter compaixão e perdão por si mesmo. Todos os pensamentos de ódio ou emoções negativas reprimidas que podem estar sendo retidos contra si mesmo precisam ser liberados. Pensamentos e emoções negativas podem facilmente reduzir nosso nível de consciência, se não praticarmos a compaixão e o perdão.

. Cultive uma “mente de alto desempenho” – Cultivar uma mente de alto desempenho é um processo muito divertido e revigorante, que envolve acessar conscientemente o estado de ondas cerebrais que você escolher deliberadamente, sempre que sentir que é adequado para uma determinada situação. Uma vez que não há um único, ou melhor estado de ondas cerebrais para viver permanentemente, isto ajuda a treinar a nossa mente para conscientemente ser capaz de “trocar” de estado. Para aqueles que querem entender mais sobre o desenvolvimento de um espírito de alta performance, eu recomendo que você leia o livro The Mind High Performance, de Anna Wise.

. Faça amizade com pessoas que pensem de forma semelhante – Fazer amizade com pessoas que pensam como você pode ser extremamente útil. Se você está passando por muitas mudanças internas, emocionais e mentais, sem a companhia de outras pessoas, o processo pode ser muito mais difícil e confuso do que quando você tem alguém que está em vivências semelhantes à sua. Estar em torno de pessoas de pensamento semelhante é saudável e ideal para a sua consciência e acabará por lhe dar mais alegria na vida!

. Expresse gratidão – Expressar gratidão diariamente é um hábito muito positivo. Por si e pelos outros, pelo que você tem, deixar as pessoas saberem que você é grato por tê-las em sua vida. Ao compartilhar e expressar gratidão, você se sente extremamente satisfeito e vai se tornar mais consciente das coisas que realmente aprecia na vida.

. Faça a você mesmo feliz – Quais tipos de coisas fazem você feliz? Geralmente a resposta é diferente para cada um. Você pode agora fazer um favor a si mesmo, fazendo uma longa lista de tudo o que faz feliz na vida e agindo sobre os itens listados. Sentir-se feliz e experimentar a felicidade em sua vida também lhe dará um impulso poderoso que é necessário para se tornar mais consciente.

. Assuma pleno controle de seu modo de vida – Você está vivendo um estilo de vida que sente ser mais benéfico para o seu bem estar físico e mental? Talvez haja certos hábitos ruins que você precisa se livrar, ou certos bons hábitos que você gostaria de implementar em sua rotina diária. Não tenha medo de agir agora e fazer mudanças positivas necessárias.

. Esteja consciente e aceite suas emoções – Não importa quais são suas emoções atuais, você vai ajudar a si mesmo profundamente se aceitá-las. Passar pela vida resistindo à suas emoções e aprisionando-as dentro de si mesmo torna a vida muito mais difícil. Tentar escapar de nossas emoções reduz nossa consciência. Quando você aceita o que sente e conscientemente entende porque tem uma determinada emoção, o seu nível de consciência aumenta.

. Fale com compaixão – Ao conversar com os outros, você escolhe suas palavras com sabedoria? Ou você é do tipo de pessoa que não se importa com o que diz? A verdade é que as pessoas que escolhem as suas palavras e pensam conscientemente durante a conversa são as que mostram maior respeito por si mesmas e têm mais compaixão pelos outros. Faça um esforço consciente e os resultados positivos virão.

. Pense positivo, aja positivamente, seja positivo – Ser uma influência positiva é um bom exemplo para os outros e para si mesmo e tem efeitos diretos ao elevar sua consciência. Eu recomendo tentar ser uma pessoa mais positiva em todas as áreas da vida, você vai notar e sentir as mudanças benéficas.

. Identifique-se com a sua alma – Perceba que, em seu núcleo, você é um ser espiritual que está vivendo em um corpo físico. Em estágios mais primários de consciência, este conceito pode parecer irreal e pode ser muito difícil de entender. À medida que você se torna melhor em identificar-se com sua alma, você se torna melhor em percorrer o seu caminho para escalar a montanha da consciência.

. Veja faltas percebidas como uma “imagem no espelho” – Quando você olha para os defeitos dos outros e identifica falhas em outras pessoas, use-as como uma ferramenta de aprendizado para si mesmo. As pessoas que estão na sua vida não foram postas lá por engano, eles foram colocadas lá para lhe ensinar algo sobre si mesmo. Ao ser capaz de assumir a responsabilidade pessoal por aquilo que está sendo apresentado por outros ao seu foco consciente, você pode tomar a informação e fazer mudanças muito positivas.

. Expanda seus horizontes – Tentar algo novo pode fazer parte de qualquer área de sua vida. Talvez você queira tentar adicionar um novo hábito saudável para sua rotina diária, fazer compras em uma loja de orgânicos, mudar seu ambiente ao viajar ou mesmo conhecer certos lugares em seu bairro e cidade pela primeira vez. Ter coragem aumenta sua consciência e, ao constantemente tentar coisas novas, você aumenta a sua capacidade cognitiva de adaptar-se e avançar além de quaisquer estados inferiores de medo.

. Estabeleça um exemplo positivo para os outros – Um exemplo positivo pode pertencer a qualquer área da vida e é altamente recomendável. Criar um exemplo positivo saudável envia uma imagem positiva direta para as vidas e mentes dos outros.

. Compartilhe sua visão única e sabedoria própria – Todo mundo tem uma perspectiva diferente, com base em sua experiência pessoal, propósito e personalidade. Assim, cada indivíduo tem uma forma única de visão que eles podem compartilhar com os outros. Há infinitas maneiras e oportunidades para você se expressar e compartilhar o seu conhecimento com os outros. Tudo o que você precisa fazer é tomar medidas no sentido de encontrar um meio mais eficaz para permitir que você compartilhe o seu insight.

. Ganhe sabedoria a partir da experiência de outros – Nenhuma pessoa detém toda a sabedoria do universo em seu cérebro. Por esta razão, é importante estudar a sabedoria dos outros e tentar aplicar à sua vida. Como mencionado anteriormente, todo mundo tem uma perspectiva única e base de conhecimentos para trazer para a mesa.

. Mantenha seu ego sob controle – Quanto mais atento você é ao seu ego, mais fácil é se tornar mais consciente. Com isso dito, à medida que aumenta a sua percepção, o mesmo acontece com o seu estado de consciência. O inverso também se aplica: como sua consciência aumenta, o mesmo acontece com a sua percepção. Deixar o ego tomar o controle e tomar o lugar do motorista em nossa consciência tem potencial para reduzir rapidamente o nosso estado de funcionamento. Tomar o controle e responsabilidade de forma a manter o seu ego controlado, quando confrontado com a adversidade, lhe permitirá avançar conscientemente de uma maneira muito mais saudável.

. Pratique o desenvolvimento pessoal – Tomar medidas para melhorar a sua vida através do conceito de desenvolvimento pessoal é uma forma extremamente eficaz de tornar-se um ser humano mais consciente. Pense em desenvolvimento pessoal como o ato de melhorar a função de cada área de sua vida, ao mais alto grau possível: saúde, finanças, relacionamentos, etc. Praticamente todos os aspectos do desenvolvimento pessoal levam a um maior desenvolvimento consciente, de uma forma ou de outra.

. Mude o seu foco consciente – Ficar se preocupando com pensamentos de eventos passados e futuros tem potencial para dirigir a sua consciência na direção errada. Centrando a sua atenção neste exato momento (comumente referido como “o agora”), no entanto, é uma ótima maneira de aumentar o seu nível de consciência. Através de técnicas que lhe permitem aprender a deslocar a sua consciência para este exato momento, você pode fazer maravilhas no processo de avanço consciente.

. Seja enérgico – Ser enérgico pode ser muito poderoso para avançar seu estado de consciência e para inspirar outros a se tornarem mais conscientemente avançados. Seu corpo e cérebro podem tornar-se energizados. Quando ambos estão operando na máxima intensidade e energia, você está em um estado de pico de desempenho consciente.

. Faça mudanças alimentares saudáveis – Fazer mudanças positivas no que você come significa buscar encontrar a melhor maneira possível de atender às suas necessidades mentais, físicas e até espirituais. Você está plenamente consciente do que está consumindo? A fim de aumentar o seu próprio nível de consciência, é importante estar consciente dos alimentos que você come e ser respeitoso ao aceitar as dietas de outras pessoas, sem fazer julgamentos negativos.

. Aceite os outros como eles são – Aceitar os outros pode aplicar-se a todas as áreas da vida. Não importa se você não concorda com as ações de outra pessoa, que esteja em desacordo com a sua personalidade ou em desacordo com a sua percepção de vida, é importante aceitá-los pelo que são e não tentar forçar mudanças sobre deles. Resolva suas desavenças com os outros puramente ao aceitá-los pelo que são.

. Aceite e ame a si mesmo por quem você é – A jornada da vida torna-se muito mais fácil e significativamente enriquecida se você puder aprender a aceitar a si mesmo por quem você é. Perceba que neste momento atual você está fazendo o melhor que pode para avançar de forma consciente.

. Entenda o seu próprio processo de pensamento – Uma forma extremamente eficaz para se tornar mais consciente é tomar nota de seu processo de pensamento e compreendê-lo com o melhor de sua capacidade. Tenho visto muitas pessoas andando em círculos mentais devido a uma compreensão ineficaz de seu próprio processo de pensamento. Ser consciente de seus pensamentos e por que está pensando neles é um passo fundamental para a criação de uma compreensão – e mudanças – exatas da sua realidade.

. Aceite bem tudo o que acontece – Há momentos ao longo da vida quando coisas incríveis acontecem a nós e outras em que eventos desagradáveis tomam o lugar. Assim como aceitar quem você é é um grande hábito para internalizar, você também deve aprender a abençoar tudo o que acontece em sua vida. Não importa o quão ruim for um evento, tem potencial para causar um impacto positivo na sua vida no longo prazo. Sua capacidade de aceitar e apreciar, até mesmo o que pode ser inicialmente percebido como um cenário do pior caso possível, em última análise, pode fornecer-lhe grande satisfação consciente se for percebido como uma oportunidade (futura, que seja) de crescimento.

. Tire um tempo para reflexão interna – Na minha opinião, tirar um tempo para reflexão interna é a maneira mais eficaz de aprender mais sobre si mesmo e seu atual estado de consciência. Reflexão interna certamente vai ajudar você a entender melhor seus pensamentos e emoções e a fornecer clareza na sua situação de vida atual. Se você ainda não tem tempo para refletir internamente, você poderia muito bem começar uma rotina de meditação 20 minutos todas as manhãs e observar a diferença que faz, rapidamente, em seu estado de consciência.

. Esteja atento à sua respiração – Significa estar plenamente consciente do seu padrão de respiração. Desacelerar, respirar profundamente sempre que lembrar e exercícios como meditação e respiração consciente ajudam significativamente a aumentar o foco, a estabilidade emocional e o nível de consciência.

. Passe mais tempo com você mesmo – No estilo de vida acelerado do século 21, é muito comum as pessoas passarem tempo com os outros sem nunca estar consigo mesmos, se concentrarem em sua própria vida. Se você é uma pessoa que atualmente não está tendo tempo suficiente para si mesmo, tente iniciar uma rotina pessoal. Exemplos de formas com que você pode contribuir positivamente para a sua própria vida incluem ter tempo para a reflexão interna, fortalecer o quanto você ama a si mesmo, fazer uma caminhada para ouvir seus próprios pensamentos, agradecer por tudo o que tem em sua vida e ainda se envolver em um hobby que o inspire.

. Ouça mais frequentemente o que fala – Atualmente, parece que há sempre alguém que quer ser o centro das atenções e as conversas tornam-se facilmente competições egoístas. Ainda que ser o centro das atenções pode fazer alguém se sentir bem e ser uma experiência gratificante, pode tornar-se conscientemente perigoso para a sua consciência se for motivado por seu ego. Ao praticar o ato de ouvir com mais freqüência o que se fala, você pode treinar-se para ser mais consciente com os outros, enquanto ainda mantém a capacidade consciente de contribuir educadamente para uma conversa.

. Reúna um pouco de coragem – Ser altamente consciente significa fazer o que você quer fazer, dizer o que você quer falar e viver como você quer viver, a cada momento. Em algum lugar ao longo do caminho para o desenvolvimento de uma mentalidade mais consciente, você terá que ser corajoso. O desenvolvimento de um sentimento de coragem é um passo essencial, possivelmente por toda a vida.

. Sempre aja com compaixão – Ter total compaixão para com os outros é um resultado direto de se tornar mais consciente. Infelizmente, são poucas as pessoas que são honestamente capazes ou em busca disso. A meditação compassiva também permite que você aprenda a mudar seu foco mental de qualquer estado para uma perspectiva de puro amor para com os outros.

. Melhore o seu foco mental – Melhorar o nosso foco mental nos ajuda a obter uma melhor compreensão da realidade e nos proporciona uma maior clareza interior: conceitos que antes pareciam muito difíceis de entender se tornam de conhecimento geral. Ficamos com um melhor senso de compreensão dentro de nós mesmos e do mundo que nos rodeia. À medida que seu nível de foco aumenta, também aumentará o seu nível de consciência.

. Pense racional e logicamente – Ser capaz de pensar racional e logicamente permite a você interagir positivamente com a sua realidade muito mais facilmente. Na verdade, ser irracional e ilógico vai realmente diminuir o seu nível atual de consciência. O pensamento racional é um subproduto de um cérebro de alto funcionamento, especialmente a alta atividade dentro do córtex pré-frontal esquerdo.

. Purifique seu corpo – Uma ótima maneira de se tornar mais consciente é purificar seu corpo, seja buscando uma alimentação com melhores escolhas, cortando algumas substâncias de sua dieta, diminuindo o estresse e aprendendo a relaxar profundamente, ficando em uma sauna para eliminar as toxinas, etc.

. Comece um diário pessoal – Começar a escrever um diário pessoal ou blog é um grande investimento de tempo que irá permiti-lo tornar-se mais consciente de seus pensamentos, sentimentos, ações, filosofias, crenças, etc. E pode ser extremamente útil no processo de compreensão de seu atual estado de consciência, o que é bom também para pode ver o seu progresso à medida em que empreende em buscas pessoais por mais consciência. Não importa a sua estratégia para manter um diário, entenda que buscar mais reflexão sobre si mesmo e sobre os eventos em sua vida serve como uma ótima maneira de desenvolver um sentido mais profundo de compreensão, conhecimento e consciência.

. Faça os outros rirem – Ser engraçado e fazer os outros rirem é uma ótima maneira de aliviar o stress e criar uma perspectiva mais positiva na vida, para si e para os outros. Ainda que você não seja um comediante profissional, ser capaz de fazer os outros rir é extremamente gratificante e satisfatório. Fazer os outros rir e sorrir afasta toda a atenção para longe da dor e das emoções negativas, levando a um estado de puro prazer e felicidade. Piadas e a capacidade de fazer rir realmente podem mudar toda a sua perspectiva do que pode parecer uma situação desagradável ou séria, para uma perspectiva mais feliz, mais positiva.

. Respeite as crenças dos outros – De forma alguma é amoroso ou respeitoso criticar as crenças dos outros. Não importa o quão conscientemente avançada uma pessoa é ou não é, é importante respeitar seus pensamentos e ações. Quando você tenta forçar os outros a adotar seu estilo de vida, crenças, querendo forçá-los a tornarem-se seres humanos mais conscientes, você está indiretamente expressando emoção negativa em relação a esses indivíduos; seu ego está fortemente envolvido nessa situação. Forçar conscientemente os outros a mudar não é aceitá-los pelo que são verdadeiramente. Se você sente que deve forçar os outros a aumentar a sua consciência, talvez você precise aumentar sua consciência um pouco mais! É importante perceber que todo mundo vai ter seu próprio ritmo de avançar conscientemente e acabará por chegar ao “topo da montanha” em sua jornada para a sua consciência superior.

. Faça perguntas sobre a sua vida – A tentativa de aprender mais sobre a vida de cada dia é uma ótima maneira de aumentar sua base de conhecimento geral e uma ótima maneira de se tornar uma pessoa mais consciente. Ninguém “sabe tudo” na vida, por isso a ação de se fazer perguntas sobre a existência e sobre certas situações vai realmente ajudá-lo em sua jornada. A ideia aqui é de aprender o máximo possível, e isso irá permitir que você torne o seu estilo de vida mais consciente, suas escolhas mais conscientes, suas ações mais conscientes, e você mesmo uma pessoa mais experiente. Se você não tem vontade de se perguntar outras questões, uma ótima maneira de aprender mais é fazer reflexões internas. Muitas vezes não nos damos conta de que, dentro de nós mesmos, temos a resposta para todas as perguntas sobre a nossa vida. A meditação é altamente recomendada como um exercício para aprender mais sobre o nosso eu interior.

. Entenda que tudo muda – Quer você perceba ou não, tudo e todos estão em um estado constante de mudança. A mudança é inegável e está acontecendo com você e outros como você que estão lendo isso. Não há nenhuma maneira de evitar a mudança, e não há uma maneira de controlar conscientemente a sua alteração. Seja a mudança que você quer ver na Terra e, por favor, faça-o de uma forma positiva, consciente!

. Perceba que você não está sozinho – Em sua jornada para se tornar um ser humano mais consciente, é importante perceber que você nunca está sozinho no processo. Alguém, em algum lugar está passando pelo mesma coisa e muitos já passaram pelo processo. Existem provavelmente muitas pessoas que são mais avançadas do que você é conscientemente: isto é uma coisa boa. Busque essas pessoas e inspirações diversas ao longo do caminho.

. Expanda seus limites pessoais – Expandir seus limites pessoais para se tornar a melhor pessoa que você pode ser é algo que todos devem se esforçar a fazer. Expandir seus limites pessoais é algo que você pode fazer em cada área de sua vida: relacionamentos, exercício, consciência, espiritualidade, finanças, etc. Expandir seus limites pessoais nas áreas em que você sinta maior necessidade, ou tenha ligações da alma, são as áreas em que provavelmente você deve fazer a maior parte do trabalho, a fim de sentir a maior sensação de realização.

. Invista em você mesmo – Quando você ganha dinheiro, você investe em poupança ou ações? Alguma vez você já pensou em investir em si mesmo – no seu propósito de vida, visão de mundo, valores e objetivos? Além do dinheiro, também podemos investir tempo em nós mesmos. Em minha opinião, investir tempo em si mesmo é uma das maneiras mais eficazes para se tornar mais consciente. Investir tempo em si mesmo irá permitir que você descubra o seu verdadeiro propósito e se torne um ser humano mais consciente.

. Desenvolva relacionamentos profundos – Desenvolver relações profundas, de confiança, com outras pessoas é fantástico não apenas para ajudar você a se tornar mais consciente, mas é uma ótima maneira de compartilhar amor e alegria. Se você ainda não tiver feito isso, desenvolva um relacionamento profundo e pessoal com pelo menos um indivíduo. Poderia ser um bom amigo e amiga, marido e mulher, namorado e namorada; poderia ser um bom terapeuta, poderia ser qualquer um que você sente que está no mesmo ponto que você na vida, ou no mesmo nível de consciência. Ter outra pessoa para discutir os seus pensamentos interiores pessoais e compartilhar seu entusiasmo, alegria e todas as outras emoções vai realmente fazer de você uma pessoa mais feliz.

. Desligue a TV – Se você pensar sobre o ato de assistir TV, ele não reflete o propósito da sua vida e nem permite que você seja amplamente produtivo. O tempo que você gasta atualmente assistindo TV poderia ser mais bem aproveitado, permitindo-lhe realizar um objetivo pessoal, proporcionando-lhe um tempo extra para exercitar-se…

. Leia um bom livro – Se você gosta de ler livros de ficção ou não-ficção, ou ambos, essa é uma maneira fenomenal de ajudá-lo a aumentar seu poder cerebral consciente. Ler livros fornece conhecimento, criatividade e permite-lhe expandir totalmente o seu intelecto e também irá ajudá-lo a se tornar uma pessoa mais inteligente, com uma mente que cheia de novos pensamentos e ideias. Quanto mais informação crível você for capaz de ler, tanto mais informação e conhecimento a sua consciência terá para criar consistentemente.

. Expanda a sua criatividade – Há muitas maneiras pelas quais podemos expandir a nossa habilidade criatividade, o que não só aumenta o poder do cérebro como também a consciência. Brainstorming, visualização criativa e meditação, por exemplo, são todos conhecidos por aumentar as habilidades do pensamento criativo. A criatividade é uma característica importante a desenvolver quando se lida com a sua realidade, já que permite que sua mente resolva facilmente o mais difícil dos problemas. Se o seu lado criativo está em falta, pense em maneiras de estimulá-lo para colher os benefícios conscientes!

. Desenvolva competências pessoais fortes – A empatia, por exemplo, permitirá tornar-se mais consciente de muitas maneiras diferentes. Ter habilidades pessoais fortes permite-lhe estar à vontade para expressar quem você realmente é, em qualquer situação social. Sem isso, você pode ficar preso em um estado de medo em torno de outras pessoas em ambientes sociais ou, pior ainda, você pode se sentir completamente desconfortável ao expressar suas verdadeiras crenças, valores e discutir seu estilo de vida na frente dos outros. Cultivar um forte conjunto de habilidades pessoais irá permitir que você se torne uma pessoa mais consciente e que você compartilhe seu amor com os outros.

. Permita-se ser inspirado – Isso ajuda você a tomar medidas apaixonadas. Para podermos ser inspirados, geralmente é necessário algum tipo de ligação emocional. Talvez você seja profundamente inspirado por uma canção que ouviu recentemente no rádio, talvez seja inspirado por Barack Obama, talvez seja inspirado por Hilary Clinton, talvez você encontre inspiração nas obras de arte de Pablo Picasso. Todo mundo é diferente e todo mundo é inspirado exclusivamente por coisas diversas aqui na Terra. A inspiração pode realmente fazer magia em sua vida, se você deixar. Tomar ações baseadas em inspiração positiva acabará por orientar sua consciência para um nível mais elevado de funcionamento.

. Seja gentil com os outros – Ser gentil com os outros é uma ótima maneira de compartilhar o amor, positividade, e uma ótima maneira de dar um bom exemplo aos outros. Cada vez que você der o exemplo, tem alguma influência sobre os outros. Cada vez que você pratica um hábito saudável ou exibe uma forma gentil de agir que os outros vejam, eles serão muito mais inclinados a seguir o exemplo. Quando você é capaz de ser gentil com todos aqueles que você encontrar, você está aumentando a sua consciência através da compaixão.

. Desenvolva um modelo preciso da realidade – Construir um modelo preciso da realidade é uma ótima maneira de explorar as infinitas possibilidades que a vida tem para oferecer. Ganhar o controle consciente de seus pensamentos vai ajudar você no processo de criação de sua realidade. Quando você é capaz de assumir o controle de seu foco, a construção de um modelo preciso da realidade torna-se uma tarefa mais fácil.

. Viaje pelo mundo – Viajar pelo mundo definitivamente tem potencial para mudar e expandir o seu estado de consciência. À medida que você viaja para lugares diferentes, você é capaz de aprender sobre coisas únicas: modos de vida, modos de pensar, religiões, costumes, valores, etc. Por isso é extremamente comum que ocorram grandes mudanças na percepção, já que essa forma de explorar permite experimentar a vida em uma escala maior.

. Seja empático – Habilidades empáticas desenvolvidas podem ser cultivadas através do acesso aos estados de ondas cerebrais mais baixas. Fazer um esforço consciente para se tornar uma pessoa mais empática significa tentar entender e se relacionar com os outros e suas emoções da forma mais eficaz possível. Ter empatia é uma ótima maneira de espalhar amor e compaixão no mundo. E espalhar o amor e compaixão é uma ótima maneira de ajudá-lo a se tornar uma pessoa mais consciente!

. Estabeleça metas e realize-as – Definir metas positivas e trabalhar para realizá-las é uma das maneiras mais eficazes para avançar conscientemente, mesmo sem ter a intenção. Por exemplo: você pode definir um objetivo a exercer todos os dias durante um mês, a fim de melhorar a sua saúde. Ao definir e completar um objetivo como este, seu foco principal é melhorar a sua saúde mas, no entanto, você está melhorando também, indiretamente, a sua consciência.

. Aprecie o seu entorno – Para permitir um maior desenvolvimento consciente, é importante se sensibilizar e agradecer por tudo em seu ambiente. A cada dia e todos os dias, as pequenas coisas que nós podemos não dar tanto valor muitas vezes são algumas das formas mais surpreendentes de beleza. Coisas simples como o pôr do sol, um campo de flores ou o encontro com nossos vizinhos são todas belas expressões que podemos não estar tomando o tempo para apreciar. Quando somos capazes de perceber que tudo está conectado e que estamos realmente com a intenção de amar e apreciar uns aos outros, naturalmente nos tornamos inerentemente gratos por nosso ambiente e pelo que a Terra tem para nos oferecer.

. Traga vida nova para a Terra – A cada vez que você é capaz de fazer uma contribuição para a vida aqui na Terra, você traz uma outra expressão brilhante de nosso Universo. Maneiras com que você pode contribuir para dar vida a este planeta incluem a educação dos filhos, adotar uma criança, plantar uma flor ou criar um animal. Os sentimentos que você pode ter como resultado de lidar com uma nova vida são perfeitos para encontrar a verdadeira felicidade e elevar sua consciência.

. Leve uma vida flexível – A flexibilidade é uma parte fundamental da ginástica… e também é uma parte fundamental da vida e do processo de se tornar mais consciente como um ser humano. Levar uma vida excessivamente estruturada muitas vezes torna-se uma sobrecarga e é desagradável. Priorize o tempo para apreciar os momentos de espontaneidade e estimular eventos do tipo imprevisto. Ser flexível é um grande atributo a cultivar em sua vida e, embora aprender a ser flexível seja apenas um pequeno hábito que vai torná-lo mais consciente – ao abrir sua vida a novas oportunidades – é um princípio muito importante a implementar em sua vida e realidade.

. Busque uma vida equilibrada – Manter uma vida equilibrada pode ser muito difícil, às vezes. No entanto, manter atividades em equilíbrio adequado é uma ótima maneira de se tornar mais consciente e envolvido em muitas áreas da vida. Faça um esforço consciente para concentrar sua energia no que inspira você ao máximo, mas não se esqueça de ser flexível e de ter tempo para as pessoas importantes e para as atividades com amigos, família, autoexpressão e exercícios físicos. Estar em equilíbrio entre as atividades na vida nos proporciona maior satisfação consciente.

. Comemore suas realizações – Comemorar suas realizações é uma forma de auto-elogio e auto-respeito. Quando você valoriza e aprecia a si mesmo, é provável que celebre suas conquistas – e que, na verdade, tenha conquistas a comemorar! Comemorar é uma atividade divertida e gratificante que torna-o mais feliz. Isso aumenta os seus níveis de auto-estima e respeito geral, ambos fatores-chave para o processo de elevação da consciência.

. Tenha sempre intenções positivas – Elas muitas vezes surgem de uma mentalidade positiva e do hábito de manter boas atitudes.

. (Este espaço é intencionalmente deixado em branco para você refletir) – Ninguém sabe e entende o que funciona melhor para ajudar a sua consciência melhor do que você mesmo! Seja criativo, escolha uma atividade que você goste, que renove o seu senso de bem estar e que ressoe em sintonia com a sua alma.

Imagem do topo via Pinterest

Compartilhe esta história

Sobre Bruna e Ismael

Na estrada para inspirar e compartilhar mais equilíbrio e escolhas conscientes, desaceleradas e significativas. De vida, consumo, trabalho e viagens. Seus benefícios e transformações pro mundo, pra nós mesmos e ...

Publicações Relacionadas