Aromatologia na saúde: Curso online com dicas práticas sobre os óleos essenciais

Por Bruna Miranda

Publicado em , | Tags : , , , , , , , , , , , ,

Óleo de alecrim para aliviar dores. Bergamota para acalmar. Hortelã para combater bronquites e sinusites. São muitas as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais, extraídos das plantas medicinais mais potentes do planeta. Eles possuem efeitos comprovados cientificamente no combate aos sintomas de várias doenças. Por isso, o reconhecido cientista aromatólogo Fábián Laszlo lança o seu primeiro curso em plataforma digital. Aromatologia na Saúde é resultado de mais de 20 anos de pesquisas nacionais e internacionais sobre o poder medicinal dos óleos essenciais. Com duração de 15 horas/aula, divididas em 45 módulos de 20 minutos, é direcionado a médicos, enfermeiros, terapeutas e outros profissionais interessados em um novo olhar sobre as opções de tratamento disponíveis no mercado. O curso ainda contempla material extra, com vídeos, artigos e apresentação.

Segundo o pesquisador, trata-se de uma grande oportunidade de aprendizado, com base em estudos e pesquisas científicas. “Uma chance para entender como a química dos óleos essenciais é aplicada à saúde e como acontecem os processos em termos fisiológicos e metabólicos no organismo, enriquecendo a prática clínica”, explica. O conteúdo do curso foi gravado nas instalações da Clínica Luz Diamante, em BH.

Fábián László é cientista e pesquisador. Organiza o maior congresso internacional de aromatologia no Brasil. É diretor de ensino do IBRA e fundador da empresa Laszlo, que reúne o maior acervo de óleos essenciais da América Latina e que tem parceria com a UFMG, que faz a cromatografia dos mais de 300 óleos, para averiguar o grau de pureza e o padrão de qualidade.

Outras informações podem ser obtidas aqui ou pelo email cursos@ibraromatologia.com.br.

Folhas de pinheiros - fotolia.com

Folhas de pinheiros – fotolia.com

Benefícios de alguns óleos essenciais

Cravo da Índia – Um potente repelente.

Gengibre – Analgésico, anti-inflamatório, usado para combater artrite, reumatismo e fibromialgia, entre outras doenças.

Pinheiro Silvestre – Melhora a calcificação óssea, promove a dissolução de cálculos renais e de cristais de gota. Tem efeito sedativo.

Óleo de Argan extravirgem – Rica fonte de vitamina E esqualeno, antioxidantes que previnem o envelhecimento da pele. Dá brilho à pele e aos cabelos.

Óleo de Café Verde – De altíssimo poder antioxidante, induz o principal antioxidante das células, a glutationa, a aumentar sua atividade em até 600 vezes. Estimula também a produção de colágeno e possui ação protetora solar.

Óleo de Palmarosa – Reduz manchas, rosácea e rugas, combate a acne.

Óleo de Lavanda – Cicatrizante e regenerador da pele. Possui benefícios calmantes que reduzem a tensão que gera as rugas.

Limão Siciliano – Desintoxicante, limpa os vasos de entupimentos, útil para tratar varizes, má circulação etc.

Pimenta Negra – Melhora a aparência da celulite, estimula o crescimento capilar e reduz a oleosidade. Considerado útil para quem quer parar de fumar.

Óleo de Pracaxi (árvore da Amazônia) – Considerado o silicone vegetal, previne o ressecamento e traz maciez à pele.

Óleo Sempre Viva (Imortele) – Reduz manchas escuras da pele e promove o rejuvenescimento com a produção de colágeno. Reduz a tensão que gera rugas.

Óleo de Linhaça – Excelente para tratar rachaduras, estrias e queloides e restaurar a pele. Rico em ômega 3, é anti-inflamatório e calmante da pele.

Óleo de Macadâmia – Torna a pele jovem, hidrata e amacia. Reduz o estresse celular. Contém ômega 7, que existe em abundância na pele de bebês.

Esqualeno – De origem vegetal, o esqualeno presente nessa fórmula, além de intensificar seu poder antioxidante, traz também intensa maciez à pele.

Sobre a Laszlo

Criada no ano 2000, está em constante expansão e fortalecendo a cada ano. Além da comercialização e produção de aproximadamente 350 óleos essenciais 100% puros – sendo destes mais de 50 óleos de plantas exclusivamente brasileiras – a Laszlo tornou-se nacionalmente conhecida nos últimos anos pelo investimento no campo de estudo. A empresa possui uma escola própria de ensino especializada na ciência da aromatologia (estudo dos óleos essenciais em todas suas potencialidades de uso), o IBRA, que mantém convênios e parcerias com instituições de pesquisas em outros países, além de ter também uma editora própria com livros dentro da área e com temas associados, como medicina (clássica e alternativa), ciências avançadas e autoconhecimento.

Foto do topo: Nuggwifee More

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

Publicações Relacionadas