Como vocês fazem para ter espaço no celular e no computador?

Por Diorela Bruschi

Publicado em | Tags : , , ,

Meu celular lotou, meu e-mail está abarrotado, meu computador sobrecarregou, meu dropbox não aguenta mais nada. Eu posso estar com um guarda-roupa cápsula, um quarto minimalista, uma bolsa enxuta, mas sinto que estou no limite de tudo virtual que quero fazer.

Gosto de fazer vídeos, colagens de fotos, textos, pesquisas e comparações de textos. Eu vivo disso, inclusive. Com todos os meus aparelhos lotados não tenho podido fazer o tanto que queria. Já tive um hd externo que me custou caro e estragou no primeiro uso, então desenvolvi certa aversão. Passei a usar pendrives nessa gambiarra, mas também já estou ficando perdida nessa ideia.

Outro dia descobri que tem jeito de selecionar fotos com estrelinha no whatsapp e pedir para apagar toda a conversa, exceto o selecionado. Achei que aquilo me daria um alívio, mas foi muito temporário. Em dois dias o celular já estava anunciando a falta de espaço de novo. Passei as fotos para o computador. Selecionei e apaguei várias. Coisa que faço sempre. Mesmo assim, no primeiro vídeo, pane no computador. Não há mais espaço. No que a coisa vai para o pendrive, ela não volta mais pra minha vida. Entra no buraco negro dos pendrives e é muito difícil que eu vá encontrar em qual dispositivo ela estava.
A nuvem é uma ideia abstrata demais para mim. Assim como o dropbox (preferia não ter que falar disso aqui). Mas não sou muito boa nisso. Não sei usar. Não confio. Me sinto com 90 anos e me sinto espionada (mais espionada, visto que a falta de privacidade no mundo virtual já é pública e notória – note o trocadilho, por favor, obrigada!).
Meu e-mail. Socorro! Me desinscrevi de todas as newsletters que podia. Muita coisa já vai direto para a caixa de spam, mesmo assim, de tempos em tempos, vejo que ficou uma mensagem importante sem resposta. Por que? Porque entre uma mensagem importante e outra, recebo duzentas mensagens desimportantes ou de propaganda, ou mesmo de amigos que reenviam apenas coisas não personalizadas. Aliás, isso também aconteceu no facebook e no whatsapp. Ninguém mais conversa, todo mundo só repassa.
O meu whatsapp é atualmente um apanhado de fotos e vídeos de filhos de amigos. Todos lindos e adoráveis. Me sinto um monstro quando tenho que apagar. Mas sei que você também apaga. Algumas vão pro pendrive.

Há um tempo tentando sair do 95% de lotação do meu e-mail, pensei que encontraria a solução antes de ter que mandar este texto. Pensei de verdade que na própria internet encontraria uma solução para sistematizar melhor meus documentos e manter tudo organizado. Mas ainda não encontrei. Todo dia perco muito tempo apagando coisas, salvando outras, passando tudo para o pendrive, me desinscrevendo de outras tantas coisas que eu gosto, mas que não estou podendo acolher agora. Você, pessoa esperta, tem uma fórmula inteligente para este problema?

Se tiver, deixe nos comentários, porque se me avisar por e-mail, terei dificuldade de encontrar.

Texto relacionado.

Compartilhe esta história

Sobre Diorela Bruschi

Advogada, redatora e professora, vive entre o Brasil e a França e seus contrastes culturais. Autora dos blogs Direito é Legal e Saída à Francesa, aprecia a vida em comunidade ...

Publicações Relacionadas

Sobre o tempo

  • alexandre biciati

    essa coisa de inseguranca digital eh muito relativa, ne? o que o google, a casa branca ou o vaticano podem querem saber sobre sua vida? preferencias e comportamento para oferecer anuncios qualificados? mas isso nao eh melhor que receber um enlarge your penis diario? dropbox, google drive, icloud… tudo isso eh melhor, mais seguro e eficiente que qualquer meio fisico. qual eu indicaria? nao sei. nao uso.

    ps: tive que deixar meu email para escrever esse comentario. sabe o que isso significa, ne?

  • lucia kelles

    Realmente é desapegar ou calar …..

  • LYGIA BRUSCHI

    Ei minha linda neta querida. Simples, compra outro computador mais possante. Bjoooos.

    • hahah, vovó!!! Obrigada! Mas preciso também manter a mala leve e as contas em ordem. beijo

  • LYGIA BRUSCHI

    Ei minha querida neta. Simples, é só comprar outro computador mais possante.

  • Silvana

    acho que desde os tempos das cavernas somos acumuladores.
    Primeiro acumulávamos comida, porque era escassa. Nos tempos modernos, acumulamos roupas, sapatos, os artigos na pilha do “depois eu leio”, os livros que são interessantíssimos e que ficam esquecidos deitados na estante, em cima dos outros que estão de pé, porque não há mais espaço. Não vou ler isso nunca!! É uma conclusão dolorosa para o contumaz acumulador…
    Com a informática não seria diferente. Em qualquer área em que o ser humano se meter, vai acumular!
    Solução propostas- disciplina. Nem acho que seja tanto desapego. Disciplina para saber o que se pode ou não efetivamente fazer, guardar, planejar, almejar, estudar. Talvez um pouco de foco. Tudo me interessa…mas sou superficial em tudo. Guardo coisas por curiosidade e não por utilidade.
    Nunca mais eu vou olhar essa foto de novo! Antigamente, quando a foto era de papel e a revelação cara, a gente tirava um filme ou dois de 36 fotos por viagem. E trabalhava as fotos para que saíssem o melhor possível. A última viagem de 20 dias que fiz, tirei mais de 600 fotos. Não cabe na minha máquina, nem no meu computador, nem na minha vida. É a mania de acumular.Disciplina para selecionar as melhores e apagar as tantas similares que não fazem sentido. Foco – quero fotos de alguém ou só as que ficaram ótimas esteticamente…
    Acho que tivemos a impressão de que, no mundo virtual, não ocupando espaço físico, poderíamos levar nossa compulsão por acumular aos limites do humano. Não é assim.
    Com a leveza nos atos, nos fatos e nas fotos vamos nos sentir melhor. Com mais liberdade. Mas vai demandar esforços. Afinal, acumulamos desde tempos imemoriais..

  • Ana Sousa

    A nuvem facilita bem, apesar da ausência de privacidade e todos os outros problemas. Eu ainda sou neurótica e tenho três nuvens diferentes, depois que o hd externo fritou. Já usou Evernote? É interessante também. Boa sorte na empreitada! Se descobrir outra fórmula mais simples, avise!!

  • Jorge Alfredo

    Acho que elevar o grau de crítica nos faz perceber que nem tudo é tão importante assim.
    O desapego que já pratica na vida material, leva pra virtual tb!
    Teste: Cheque seus “Favoritos” e provavelmente vc vai ver que tem um monte de coisa que já foi útil e legal, mas hj já não é.

    Brigado pela reflexão!
    🙂

  • Olá Diorela,
    Eu normalmente uso a Drive da Google que tem uma capacidade bem grande (e gratuita), que nos permite arquivar e organizar todos os tipos de ficheiro que vamos acumulando e criando, até podes ter controlo de versões dos documentos. Podes também estar instalado no teu computador o que faz uma sincronização automática entre a cloud e os ficheiros que tens no pc.
    Sim, existe essas questões éticas e privacidade, mas depende da maneira como observamos as vantagens versus os malefícios, é uma boa ferramenta que te dá estrutura e te poupa tempo e essencialmente a garantia que se um dia o teu computador avariar tens tudo salvaguardo e isso não tem preço.
    https://www.google.com/intl/pt-PT_ALL/drive/

    Tens também algumas aplicações móveis complementares como o Google Photo (pode ser instalado em Android e IOS)
    que salva automaticamente as fotos que tiras e podes também salvar ficheiros que recebes pelo whatsapp e sincroniza para a Drive. A granda vantagem é que liberta muito espaço nos aparelhos (telemóveis e Tablet) e ficas com tudo organizado por dia e/ou pasta, e sincronizado entre todos os aparelhos — pc, telemóvel e tablet.
    https://photos.google.com/apps
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.photos&referrer=utm_source%3Dphotos_apps_page

    Outra opção é teres uma conta paga da Dropbox ou mesmo do Google Drive, em vez de uma conta fremium, onde nos expomos menos às questões de privacidade.
    https://www.dropbox.com/upgrade

    Desculpem a resposta grande, mas há muito a dizer sobre estas matérias. Espero ter ajudado.
    Abraço, Cláudia

  • Adorei a participação, pessoal! <3 vou levar em consideração as ideias e os comentários!!!