O primeiro açougue vegano de BH se chama Venne e fica no Floresta

Por Bruna Miranda

Publicado em , , | Tags : , , , , , ,

A Venne, no Floresta, foi um dos (muitos, felizmente!) casos em que eu me sinto tão feliz em conhecer de perto e trabalhar com o que trabalho. A primeira vez em que fui, em novembro – ao ver um post do Veganiza falando que estavam vendendo seus produtos lá – o espaço tinha inaugurado há pouco tempo. Fiquei mais animada ainda por ser no Floresta, bairro onde morei por vários anos e ainda frequento ao menos umas três vezes na semana, para ir à yoga e resolver e comprar coisas por ali, perto da Contorno.

O selo vegano criado pela Venne para destacar os produtos

O selo vegano criado para destacar os produtos

Já na primeira ida fiquei um bom tempo conversando com a Valéria Bonetti, proprietária da mercearia, que me contou do envolvimento da filha, Laura Bonetti, com o veganismo e com outras causas ambientais e animais desde novinha, por conta própria. E achei incrível que elas desenvolveram um selo vegano, da própria loja, que destaca os produtos de alimentação, limpeza e higiene que não levam ingredientes de origem animal em sua composição e nem realizam testes para sua produção. Daí em diante, sempre fui vendo muitas novidades no instagram delas: pães, biscoitos, roscas, bolos, doces, panetone, chocotone (que alegrou meu primeiro Natal vegano!) feitos lá pela própria Laura, além dos produtos veganos da Superbom e afins, como queijos, iogurtes, pastas, os salgados e congelados da já citada Veganiza, dentre outros.

Minha escolha delícia foi o salame de feijão roxo, que leva também arroz, farinha de arroz, fécula de mandioca, champignon e tomate seco, pimenta, alho, cebola, sal e outras especiarias.

Minha escolha delícia foi o salame de feijão roxo, que é cozido e leva também arroz, farinha de arroz, fécula de mandioca, champignon e tomate seco, pimenta, alho, cebola, sal e outras especiarias.

Hoje elas inauguraram, com uma desgustação deliciosa, o primeiro açougue vegano de BH, que conta com bifes de hambúrguer, salames, salsichas, mortadela, presuntos, linguiças e espetinhos, claro, 100% vegetais, feitos de ingredientes diversos como soja, feijão, grão-de-bico, glúten, farinha de arroz e de mandioca e cogumelos, combinados a especiarias variadas.

E mais legal ainda foi saber por elas que a mercearia, que antes tinha o propósito de ser “multi” – com os produtos convencionais e veganos – caminha cada vez mais para se tornar totalmente vegana. Um desejo, agora, de toda a família, que é muuito simpática. Aos pouquinhos e juntos, eles estão ajudando a fortalecer as opções veganas em BH e no Floresta. É mais um caso em que dá para perceber o quanto é maravilhoso quando o propósito e o que trazemos na alma são refletidos no trabalho que oferecemos ao mundo.

Passa lá: Venne Mercearia – Rua Itajubá, 654, Floresta #guiaslowbh

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

Publicações Relacionadas