Señorita Galante e Saissu criam, juntas, bolsa com materiais recicláveis

Por Bruna Miranda

Publicado em , | Tags : , , , , , , , , , , , ,

A marca de roupas, acessórios e objetos de decoração em tricô e crochê Señorita Galante uniu-se à Saissu, conhecida por suas bolsas e mochilas em borracha de reaproveitamento – ambas paulistanas – para criar um produto que, além de versátil, prático e resistente, fosse também social e ambientalmente sustentável. O resultado da parceria é uma bolsa, elegante e contemporânea, feita a partir de câmaras de pneu usadas e crochê, produzida na ONG Lua Nova.

Saissu + Srta. Galante | Review Slow Living | Foto Reprodução

A bolsa chama-se Iraci, que significa Estrela D’alva em Tupi Guarani. Sua alça tira colo é mais curta que o convencional e também pode ser removida para ser usada como bolsa de mão.

A peça, em design atemporal, traz para o estilo de vida urbano o charme do crochê, em três cores – preta, azul e caramelo – e dois tamanhos. “Com este lançamento, queremos mostrar que é possível criar acessórios com design atraente utilizando materiais reciclados e trabalho artesanal, além de ir na contramão da lógica do fast fashion, valorizando o trabalho do artesão e criando peças que não ‘saem de moda’, afirma Anne Galante, designer da Señorita Galante.

Luly Vianna, designer da Saissu, explica que “a câmara de pneu, após o uso, não tem possibilidade de ser reciclada. Em nossos produtos, buscamos dar nova vida a este tipo de material e também utilizamos cintos de segurança, descartados pela indústria automobilística, para fazer as alças das bolsas grandes, e lona de PET reciclado para o forro”.

Todo o trabalho em crochê que reveste as peças foi feito por alunas do projeto de capacitação profissional realizado pela Señorita Galante na ONG Lua Nova, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social. Orientadas por Anne, as alunas aprendem um novo ofício e têm a oportunidade de gerar renda para seu sustento. Já a costura foi feita pelo Grupo de Mulheres de Fé, de Tabuão da Serra, SP.

A bolsa está disponível para venda aqui.

Saissu + Srta Galante | Review Slow Living | Foto Reprodução

Sobre a Señorita Galante

Criada em 2010 pelas irmãs Anne e Ana Galante, a marca de roupas, acessórios e objetos de decoração Señorita Galante aposta em testar os limites do tricô e crochê para criar peças confortáveis, contemporâneas e versáteis, que desafiam a lógica do fast-fashion e do consumo massificado. Todas as peças são produzidas a mão, ponto a ponto, pela designer Anne Galante e por tricoteiras e crocheteiras experientes que vêem na marca uma oportunidade de geração de renda e valorização de seu trabalho.

Realizam anualmente o projeto Laços Unidos Contra o Frio, que promove encontros para a confecção de quadrados de crochê em lã que, juntos, formam cobertores que são doados a entidades sem fins lucrativos, para aquecer a quem tem frio no inverno.

 

Sobre a Saissu

O nome Saissu significa amor em tupi guarani. É essa a mensagem que querem transmitir: o amor ao planeta. A marca tem como dever a responsabilidade com o social e o meio ambiente. Preza pela sustentabilidade em toda a cadeia produtiva e por isso acredita que a parceria com ONGs e comunidades é a melhor maneira de confeccionar seus produtos.

Também capacita sua mão de obra – local e 100% brasileira – e faz questão de manter sua produção de maneria artesanal. Elabora seus produtos utilizando o mínimo de 60%, podendo chegar a 100%, de matérias reutilizáveis e reciclados, como a borracha, algodão reciclado, cinto de segurança, garrafas PET, dentre outros.

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

Publicações Relacionadas