Por uma internet mais slow

Por Bruna Miranda

Publicado em , | Tags : , ,

Por uma internet mais slow e mais tempo de qualidade offline. Novo texto na coluna do Review no site da Cris Guerra.

Você já parou para pensar se sente falta da vida sem internet? Especialmente no que diz respeito à sua disponibilidade de tempo para coisas essenciais como passar mais tempo com família e amigos, descansar e até fazer nada? E ler? Quantos livros você leu – inteiros – desde que o Ipad e todas aquelas abas abertas e salvas no computador fazem tanta parte de nossas vidas?

A internet que, claro, nos trouxe inúmeros benefícios, como a agilidade em nos comunicar e o alcance ao mundo e às informações e publicações de todo tipo, nos deixou também afogados em tantas opções. Todo mundo sabe do nosso já corriqueiro hábito de estarmos online e disponíveis o tempo inteiro através de todas as plataformas possíveis. Só que esse conectado sem limites nos traz também ansiedade e inquietação, atrapalha nossa capacidade de concentração e, como já citado, nos afasta do que é o mais importante da vida: os momentos reais, sozinhos e com as melhores companhias.

Trabalhando com internet – e também habituada e muito interessada por ela, como quase todos nós – tento me desapegar do mundo online pelo menos de 21h às 9h do dia seguinte. Hora de cozinhar, jantar, conversar sem interrupções, ler, ver um filme, sair…. Dessas várias possibilidades maravilhosas. E além disso, como é diferente a qualidade do sono quando não estamos mexendo no Instagram na cama e lemos um bom livro – lembrando que isso vale também para o acordar!

Há alguns dias, me sentindo mais cansada do que de costume, resolvi colocar em prática um fim de semana inteiro sem internet, de sexta a domingo. E foi das melhores experiências dos últimos tempos! Me senti disposta, consegui me reconectar comigo mesma e me reorganizar, retomei atividades que realmente me preenchem e com menos sensação das horas voando; a mente muito mais serena e desacelerada. Sei que não é algo que vou fazer todo fim de semana, mas, sem dúvidas, me retomou um “despertar” para o tempo de qualidade que passamos offline. Mais uma vez, entra aqui a palavra equilíbrio – aproveitar as maravilhas da internet com moderação e resgatar a vida valiosa que acontece e passa por nós enquanto estamos com os olhares fixos em uma tela.

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

Publicações Relacionadas