Agenda | O feminino em linhas, sobre a passagem do tempo

Por Bruna Miranda

Publicado em , | Tags : , , ,

Da linha narrativa que costura sua própria história, a artista Itamara Ribeiro compõe a urdidura que enuncia, em autorretrato íntimo, o sentido intrínseco de ser mulher. Na memória da mãe que desafiava o tempo fiando suas peças em bordados e costuras – ela alinha a trama e revisita seu passado, afagos de “ser mulher”, um papel relativizado na inquietude do fazer artístico de Itamara.

Seu baú de lembranças é talhado sobre linhas, em suportes despretensiosos em cristalizar o tempo, da efemeridade do grafite à candura do algodão. Para materializar o feminino despido de convenções, a artista expõe desenhos e objetos que revisitam os arquétipos da mulher, assentados em planos figurados e contemplativos, redivivos.

A série “Linhas” é uma investigação sobre a passagem do tempo no universo feminino. Ela é composta por obras que estão contrapostas em duas velocidades distintas. Por um lado, o instante de um gesto efêmero captado pelo traço do desenho. Por outro, períodos do mês, semanas ou dias presentes nos fios minuciosamente bordados. Estas duas temporalidades se entrelaçam por meio das linhas. “Linhas” trabalha a questão das temporalidades distintas dos desenhos e dos bordados, tomando forma no ritmo da vida, às vezes rápida, às vezes lenta.

Linhas por Itamara Ribeiro - Review Slow Living

Esta obra é composta basicamente por três elementos presentes no processo de criação que se repetem em todos os trabalhos: o desenho de uma figura feminina; o suporte feito de folhas de revistas antigas destinadas às mulheres e o bordado narrativo.

O desenho de Itamara Ribeiro registra figuras femininas em tarefas cotidianas como tirar uma peça de roupa, sentar, abaixar-se ou simplesmente existir. Por meio de traços rápidos, ela firma a fugacidade de ações que costumam passar despercebidas. Linhas esquivas e sem cores limitam-se a sugerir o contorno do corpo.

Linhas por Itamara Ribeiro - Review Slow Living

Imagem Divulgação

Por meio de roteiros gráficos que guiam e ensinam técnicas de costura (tricô e bordado), os quais foram retirados de publicações da década de 1980 dirigidas ao público feminino, o trabalho da artista ganha suporte. No entanto, o desenho e o bordado desobedecem ao roteiro proposto pelas revistas, causando uma ruptura com o conceito tradicional do feminino de tal forma que a composição conflita com o suporte.

Linhas por Itamara Ribeiro - Review Slow Living

Imagem Divulgação

O bordado dialoga com o desenho e o suporte, construindo uma nova narrativa do feminino. Através de técnicas contemporâneas de bordado as obras são construídas, o processo do bordar adorna o trabalho de forma transgressora com o intuito de trazer beleza, suavidade e leveza. Linhas fluidas e coloridas bordam lembranças, inventam novos caminhos, ocupam o tempo e ampliam o campo do desenho.

Itamara Ribeiro iniciou sua carreira artística em Florianópolis/SC, onde desenvolveu sua pesquisa artística em Poéticas visuais na linha de processo de criação. Atualmente vive e trabalha em Ribeirão Vermelho/MG e pesquisa as dobraduras do desenho com colagens e bordado.

Formada em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), é autora do livro de desenhos Frouxidão (2015), pelo selo Armazém da Editora Cultura e Barbárie; participou do livro Desenhos de Monstros (Miríade, 2014); além de ter desenhos publicados em revistas (Geni, Diversifica, Eco Rede Social). Esta é sua primeira exposição individual.

Exposição Linhas, por Itamara Ribeiro
Visitação até 09/04/2016
Horários: Segunda a Sexta, de 8h às 20h, Sábado, de 8h às 12h.
Local: Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães – Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
Praça da Liberdade, 21 Funcionários. Belo Horizonte/MG – Entrada franca

Via.

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

Publicações Relacionadas