Quadro: Pensa, faz e mostra, do Adriano Franchini, no mural do Lab Fashion

Guia Slow Online | Conheça o LabFashion, um espaço para moda, experimentação e sustentabilidade

Por Ana Rodarte

Publicado em , , | Tags : , , , ,

Em agosto de 2015, São Paulo ganhou um espaço todo especial para que profissionais da moda tenham a oportunidade de experimentar novas possibilidades, repensar suas rotinas, estudar e compartilhar experiências. O Lab Fashion foi fundado por Diogo Hayashi e Fábio Uehara, dois entusiastas da economia colaborativa.

“Acredito que um negócio social e disruptivo pode servir de exemplo para a quebra de paradigmas e como inspiração para criar soluções sustentáveis, pois somente com um insumo infinito (CRIATIVIDADE), podemos combater problemas sociais que estão presentes há séculos”, afirma Uehara.

Todo o ambiente parece projetado para proporcionar um novo olhar sobre a moda. Logo na entrada, os frequentadores se deparam com uma pintura que retrata todo o ciclo de produção de uma roupa, um manequim e uma série de máquinas de costura, utilizadas em sala. Trata-se de um arranjo para privilegiar aqueles que estão nos bastidores da moda, tantas vezes desmerecidos nas publicações do ramo.

Apesar de me encantar pela magia das máquinas de costura e da modelagem, a primeira coisa que reparei em todo o espaço foi a harmonia de cores. Amarelo, rosa e azul interagem de maneira divertida por todo o espaço em quadros e paineis. Em todo o ambiente, há aquela sensação de algo não finalizado, como se tudo caminhasse para um constante crescimento.

Além do espaço de co-working, o Lab Fashion oferece um estúdio de costura com máquinas profissionais, um estúdio fotográfico com equipamentos básicos para realização de uma sessão de fotos, uma sala de reunião, provadores, araras, material de colorimetria e uma série de manequins, que povoam o lugar.

Curso “Criando com Tecidos” da professora Bethina Oge. Fonte: LabFashion

Curso “Criando com Tecidos” da professora Bethina Oge. Fonte: LabFashion

Espaço de aprendizado

O serviço mais atraente para estudantes e profissionais que buscam por aprendizado e qualificação, no entanto, são as palestras, cursos e workshops organizados no Lab. Neste sábado (05/03), o espaço recebe o curso “Oficina de Modelagem: Personalizando as Bases”, com a arquiteta e designer Maria Goretti da Silva. Durante todo o dia, alunos aprenderão a construir moldes com rigor técnico. O preço é bastante acessível, e para se inscrever, clique aqui.

No dia 06/03, o Lab Fashion também recebe o curso “Jornalismo de Beleza“, com a jornalista especialista Andréia Meneguete.

A partir do dia 16 de março, Eloisa Artuso e Fernanda Simon, representantes do Fashion Revolution no Brasil, ministram o curso “Panorama de práticas sustentáveis nos processos criativos e produtivos”, dividido em 5 módulos. Para se inscrever, basta clicar aqui.

Para se inteirar sobre a agenda de cursos do espaço, basta se cadastrar no evento do Facebook ou acompanhar o blog do espaço.

Lab Fashion – Coworking e Moda
Rua Dona Antônia de Queirós, 474, Sala 16 – Consolação – São Paulo/SP
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 9h às 18h
Contato: contato@labfashion.com.br; Tel.: 11 3467-1747

Compartilhe esta história

Sobre Ana Rodarte

Formada em Comunicação Social e estudante de Design de Produto. Com o slow, busca significados e valores dentro dos sistemas de produção têxtil. Inovação, sustentabilidade e inclusão social a moveram ...

Publicações Relacionadas