Para reciclar papéis sem sair do escritório

Por Bruna Miranda

Publicado em , | Tags : , , , , ,

Desde que começamos a colocar em prática a produção do Guia Slow, todas as inovações sustentáveis do mercado gráfico nos interessam profundamente. Essa semana tivemos notícia de mais uma opção que promete fortalecer o reaproveitamento de papéis com a possibilidade de diminuir consideravelmente o consumo de novos recursos para a produção de livros, documentos e etc. Confira:

seiko-epson-paperlab-papermaking-system-designboom-04-818x614-min

A reciclagem de papéis é um processo externo e demorado que exige o transporte de resíduos para um centro de reciclagem. Pensando em agilizar esse processo, sem nem mesmo ter que sair do escritório ou de casa, a empresa japonesa Epson desenvolveu a Paperlab, primeira máquina compacta que recicla e produz um novo papel com os próprios resíduos que a gente cria. O mais interessante é o método em que isso acontece: o papel usado é desfiado e quase não precisa usar água, ingrediente importante na reciclagem tradicional do papel.

A máquina, segundo a empresa, vai revolucionar a reciclagem, pois é capaz de reutilizar quatorze folhas de papel A4 por minuto, o que significa que 6.720 folhas podem ser produzidas em um dia de trabalho de oito horas. Ela também pode produzir diferentes tipos, como folhas A3, papel grosso para cartões de visita, papel colorido e até mesmo papel perfumado.

Sobre a possibilidade de reciclar utilizando pouca água, a marca explica: “Como a água é um recurso global precioso, a Epson sentiu que um processo a seco era necessário. A PaperLab precisa apenas de uma pequena quantidade dela para manter a umidade na máquina”. Em 2016, será lançada no Japão como um mercado teste e, posteriormente, também em outros lugares pelo mundo.

Fonte.

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

Publicações Relacionadas