Moda praia e fitness infinitamente renováveis

Por Bruna Miranda

Publicado em , | Tags : , , , ,

As inovações em reciclagem de têxteis estão em constante evolução e grandes nomes do mercado continuam se envolvendo. Agora é a vez da moda praia e fitness!

A Aquafil é uma empresa fornecedora de fibras recicladas que acaba de se unir à gigante Speedo para inovar: juntas, elas vão transformar os retalhos e resíduos que sobraram da produção da marca americana no nylon ECONYL, 100% regenerado pela Aquafil, e, depois, esse tecido se torna trajes de banho de novo.

Com esse programa, acabam-se os riscos de que os retalhos fossem parar em aterros. Funciona assim (acompanhe pela imagem abaixo): o Sistema de Regeneração ECONYL leva materiais de nylon, como biquinis, maiôs e sungas já descartados, e até redes de pesca antigas, e os transforma no tecido ECONYL Nylon 6, que pode então ser transformado em novas roupas de banho, peças esportivas e até tapetes. O tecido Powerflex Eco, projetado exclusivamente para a Speedo, é composto de 78% Econyl e 22% Lycra Extra Life, tornando-se infinitamente reciclável e verdadeiramente parte de um circuito fechado de reciclagem. E, ainda melhor, este método de produção reduz as emissões de carbono em 55% em relação ao polímero virgem.

Econyl Upcycling Aquafil Speedo Review

Giulio Bonazzi, presidente e CEO da Aquafil, explica: “Estamos desafiando os fabricantes de vestuário a serem mais sustentáveis e reestruturarem suas cadeias de suprimentos para desviar os resíduos dos aterros”.

Embora os primeiros modelos produzidos com essa tecnologia sejam essas peças da foto que ilustra o topo da matéria, mais focadas em esporte e não necessariamente bonitas e desejáveis, mesmo assim já dá para a gente se animar, e muito, com essa iniciativa. Podem vir daí novas parcerias que tenham como prioridade a produção consciente com base no reaproveitamento e na criação de peças de banho e fitness que agradem a todos os gostos. Lembrando que esse projeto com a Speedo aconteceu agora, poucas semanas após a parceria da Aquafil com o surfista Kelly Slater, com o lançamento de sua primeira linha de roupas masculinas sustentáveis, a Outerknown.

Fonte: Sustainable Brands

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

Publicações Relacionadas