Três TED Talks para repensar o consumo de moda

Por Bruna Miranda

Publicado em , | Tags : , , , , , , , , ,

Nós crescemos e nos acostumamos ao sistema de moda onde novos estilos entram e saem a cada temporada (ou a cada semana e até dias, quando pensamos nas gigantes do fast fashion). Com isso, a moda se tornou uma esfera onde o habitual é sempre querer algo novo.

Só que, felizmente, para caminharmos em direção ao consumo consciente, é preciso ser rebelde e fazermos nossas próprias regras. Essas três mulheres dos vídeos abaixo são exemplos muito legais do TED Talks em que elas apresentam três diferentes abordagens para o consumo consciente de moda – a compra de segunda mão, a inovação e a colaboração – provando que o consumo consciente pode significar algo diferente para todos, ele é sobre testar limites e pensar fora da caixa.

– A designer Jessi Arrington levou em sua mala, indo para o TED, apenas algumas lingeries. Todas as roupas de que precisou ela comprou em brechós espalhados por Los Angeles. Uma conscientização sobre o consumo consciente envolvido em um arco-íris de cores e personalidade. Assista aqui.

– Como e por que a designer Suzanne cresce materiais usando o mínimo de recursos e organismos vivos, como bactérias. E por que devemos olhar para a biologia para soluções para os produtos de consumo, inteligentes e sustentáveis, de amanhã. Assista aqui.

– No TEDxSydney, Rachel Botsman diz que estamos “conectados para compartilhar” – e mostra como sites de economia colaborativa/compartilhada estão mudando as regras do comportamento humano. Assista aqui.

Moral da história: o consumo consciente pode se vestir com diferentes roupagens. Só escolher em qual (ou quais) nos encaixamos melhor!

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

Publicações Relacionadas