Está em Belo Horizonte? Confira nosso guia de lojas para praticar a moda consciente e o slow fashion

Por Bruna Miranda

Publicado em , , | Tags : , , , , , , , , , , ,

Matéria para o site paulista Modefica, um destino de inspiração diária que une moda, estilo e cultura a boas causas e consumo consciente (Março 2015).

O Minas Trend, um dos eventos de moda mais movimentados do país, acontece em Belo Horizonte na semana que vem, entre os dias 07 e 10 de abril. Um ótimo momento para ressaltar a moda feita em Minas com toda sua criatividade e ginga.

Nem precisamos repetir que a capital mineira é famosa por sua moda artesanal e pela moda festa, não é? Pedrarias, bordados, muitos vestidos luxuosos e muita cultura tradicional transmitida em suas criações.

Pois Belo Horizonte é tudo isso e mais um pouco. Para te mostrar isso, listamos aqui algumas lojas que você precisa conferir quando estiver de passagem pela cidade, todas que mostram o lado mais sustentável e atemporal da moda mineira, e não são tão faladas durante o Minas Trend, mas deveriam.

Sônia Pinto

moda-consciente-minas-gerais-sonia-pinto
Foto: Wish Report//Reprodução

O clássico que vem da atemporalidade com modelos modernistas e urbanos. Moda conceitual e minimalista com muita elegância e arte, que foge completamente dos padrões comerciais e sazonais das tendências. As criações da estilista focam na precisão dos ofícios e das técnicas e na valorização do trabalho manual.

Seu espaço, discretamente localizado em uma rua tranquila de uma área residencial, proporciona a experiência de visitar uma casa/galeria de moda e arte. Parcerias com nomes conhecidos da cena artística são frequentes. Não deixe de conferir também seus sapatos e acessórios, como os lenços, em estampas exclusivas e produzidos com cuidados e atmosfera artsy em cada detalhe.

Alguns nomes que já se declararam fãs de seu trabalho são famosos como a cantora Fernanda Takai (inclusive veste seus modelos em apresentações musicais), a atriz Vera Holtz e, mais recentemente, a artista Marina Abramovic, em sua visita ao Brasil. Além da loja em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro contam com pontos de venda da designer.

Espaço Sônia Pinto – Rua Melo de Souza, 87 – Vila Paris

Segunda à sexta – 11h às 19h | Sábado – 11h às 14h

Ronaldo Fraga

moda-consciente-minas-gerais-ronaldo
Foto: Folha//Reprodução

O maior expoente da moda mineira pelo Brasil e pelo mundo, que, claro, dispensa apresentações. Difícil falar em poucas linhas de todas as suas incursões com a moda no universo das artes, da natureza, da literatura, das tradições mineiras e brasileiras. Roupas em ritmo desacelerado, criativas e também fora dos padrões, tanto em conceitos quanto em modelagens, estampas e texturas.

Ronaldo já entrou também no universo da moda ética com apelo sustentável há algum tempo. No ano passado, durante a temporada de verão 2015, o estilista foi escolhido pela Rhodia, empresa de fios e polímeros, para lançar durante a São Paulo Fashion Week o primeiro tecido biodegradável do mundo, feito com um fio especial de poliamida, o Amni Soul Eco, que se desintegra de maneira mais rápida e fácil quando descartado em aterros sanitários.

A sua loja é um espetáculo à parte, localizada em uma rua agradável na conhecida região da Savassi. É possível ficar lá durante horas reparando em cada detalhe da decoração, cada peça, cada momento de imaginação que nos vem à tona com suas viagens culturais e artísticas.

Ronaldo Fraga – Rua Fernandes Tourinho, 81 – Savassi

Segunda à sexta – 09h às 20h | Sábado – 10h às 16h

Brechó Brilhantina

moda-consciente-minas-gerais-paula-magalhaes
Foto: Paula Magalhães//Reprodução

Dos brechós mais gostosos de vasculhar em Belo Horizonte, o Brilhantina há anos traz para a cidade a cultura da reutilização na moda. A proprietária, Raquel Fernandes, tem um gosto apuradíssimo para o estilo vintage – ponto forte também da decoração do aconchegante espaço – e ainda em nos ajudar a compor looks para qualquer ocasião.

Além do ar divertido e elegante que vem do “antigo”, prepare-se para encontrar achados de todo o tipo, do moderninho ao clássico. A seleção de acessórios também é fantástica, com muita variedade e preços justos. E ainda, quem quiser, pode alugar peças tanto para festas à fantasia quanto para o dia a dia ou eventos especiais. Sustentabilidade em dobro, afinal, usarmos o que já existe é o mais sustentável que podemos ser.

Brechó Brilhantina – Loja 3 – Rua Tomé de Souza, 821 – Savassi

Segunda à sexta – 09h às 19h | Sábado – 09h às 14h

Green Co – Tiê – Grama

moda-consciente-minas-gerais-tie

Foto: Tiê//Divulgação

As três precursoras da moda ecológica em Belo Horizonte, com tecidos ecofriendly feitos com materiais diversos, como as fibras de garrafas PET reutilizadas, o cânhamo, bambu, linho, algodão orgânico, algodão reciclado, barbante reciclado, jeans de seda, seda pura e fios rústicos.

Na Grama, além de tudo isso, você encontra peças feitas com técnicas manuais tradicionais como o crochê e o macramê. Na Green Co, a mais antiga delas, tem até chinelos feitos com borracha reciclada e reciclável, em que você pode levar o seu antigo para reciclar e ganhar desconto para levar um novo. Roupas e acessórios com atitudes que incentivam a moda consciente em cada etapa de sua produção e venda são os destaques dessas três lojas.

A Tiê faz parte de uma rede que já se encontra em vários estados do Brasil, incluindo São Paulo e a região do Nordeste. Já a mais nova delas, a Grama, da estilista Ana Sudano, completa agora um ano, mas já conquistou olhares internacionais e foi convidada a participar do Vancouver Fashion Week 2015, realizado nesse mês de março no Canadá.

Tiê – Rua Sergipe, 1179 – Savassi

Segunda à sexta – 09h às 19h | Sábado – 09h às 14h

Green Co – Loja no segundo piso do Shopping Boulevard e Outlet na Savassi: Loja 106 – Avenida Cristóvão Colombo, 64

Segunda à sexta – 09h às 19h | Sábado – 09h às 14h

Grama – Loja virtual em breve, para comprar entre em contato no email adm@grama.eco.br.

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

Publicações Relacionadas