10 motivos para consumir os produtos orgânicos

Por Bruna Miranda

Publicado em , | Tags : , , ,

O Ministério do Meio Ambiente divulgou uma lista com dez impactos positivos dos produtos orgânicos para incentivar o seu consumo.

1. Com orgânicos não há ingestão de substâncias químicas tóxicas.
2. Com solos ricos e balanceados e adubos naturais, alimentos orgânicos são mais nutritivos!
3. Mais sabor! Já que não há produtos químicos que possam alterá-los.
4. Protegem futuras gerações de contaminação química.
5. Evitam a erosão do solo.
6. Protegem a qualidade da água.
7. Restauram a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal.
8. Ajudam os pequenos agricultores.
9. Economizam energia.
10. Qualidade certificada pelo Sistema Brasileiro de Conformidade Orgânica.

(Via Mãe Terra)

E, para a questão dos preços mais altos, pesquise! Em feiras onde você compra diretamente com os produtores, os valores não são tão altos, ou tão mais altos assim, do que os produtos convencionais, cheios de agrotóxicos. E nunca é demais lembrarmos que um gasto a mais com os orgânicos também ajuda e fortalecer essa área e a incentivar que a produção aumente, o que levaria a uma queda dos preços. Além do investimento na nossa saúde e no meio ambiente, evitando que tenhamos que gastar com remédios a longo prazo…

Dicas:

– Para entender mais, assista aos documentários “O Veneno Está na Mesa” – 1 e 2.

– Em Belo Horizonte, sugerimos a Feira Terra Viva, no Bairro Floresta, e os produtos da Bitaca da Leste, no Santa Tereza. Em São Paulo, a Feira de Orgânicos do Ibirapuera. E aqui nesse Mapa, encontre a Feira Orgânica mais perto de você. Sabe de outros bons lugares pelo Brasil? Compartilhe com a gente nos comentários!

– A questão dos orgânicos também é essencial na área da beleza e cuidados pessoais. Afinal, a pele absorve quase tudo o que colocamos nela. Entenda mais com os posts super explicativos da empresa mineira de cosmética orgânica SejaBio.

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

Publicações Relacionadas