Empório Casa Natural propõe resgate de receitas e produtos para um cotidiano mais leve e saudável

Por Bruna Miranda

Publicado em , | Tags : , , , , , , ,

O saber popular é uma espécie de patrimônio imaterial que resiste bravamente ao tempo e à essa tal modernidade. As chamadas “coisas de vó”, aquelas que ninguém esquece e faz questão de lembrar quando tudo parece tão homogêneo. É o resgate dessas “coisas de vó”, que o arquiteto Carlos Solano propõe. Buscar no fundo do baú empoeirado, mas ainda bem legível, aquelas receitas elaboradas à mão e, sobretudo, com amor, peça fundamental para fazer da nossa casa o melhor lugar do mundo.

É nesse clima, que Solano aterrissa em Santa Tereza, mais especificamente numa dessas casinhas de vó, na rua Divinópolis, 121, para mostrar ao público a primeira edição do Empório Casa Natural, com o tema “Pra Você Eu Guardei”, neste sábado, das 9h às 17h, com entrada franca.

Além das receitas que remetem à infância, o “Empório Casa Natural” vai oferecer terapias da casa, ecologia, jardinagem e bem estar. “Começamos a reunir objetos para montar uma exposição com produtos que pudessem levar o valor do cuidado para dentro de casa”, diz Carlos Solano.

O evento terá dois ambientes. A casa será o restaurante, onde o público poderá degustar um saboroso almoço vegetariano (arroz jardineira, salada colorida, escondidinho de alho poró com queijo e suco de uva integral). Nos fundos do imóvel, uma exposição com produtos reinventados a partir de matérias primas encontradas na natureza e que acabaram ganhando um significado diferente e, o que é melhor, sustentável. Um exemplo é o estande de biojoias e cerâmicas.

A partir das 10h, Solano conta que serão ministradas micro oficinas para ensinar receitas práticas do cotidiano, como o detergente caseiro, elaborado a partir do vinagre e que não polui o meio ambiente como o produto convencional.

Carlos Solano é, na verdade, um grande entusiasta do saber fazer natural. E foi assim, naturalmente, que o ainda estudante da UFMG se viu despertado por um tipo de arquitetura que poucos ainda consideravam: “uma arquitetura sensível”, diz. Desde aquela época, ele viu a importância da bio arquitetura e resolveu levar consigo esse conceito para toda a vida. O arquiteto lançou recentemente, em parceira com a paisagista Siciliano, a obra “Nossas Árvores – O Resgate do Sagrado (Significados, Usos terapêuticos, Informações, curiosidades, Cuidados)”.

O evento não poderia acontecer em melhor lugar. Falar em resgate justo em Santa Tereza, que comemora a indicação para tombamento do conjunto urbano do bairro.

“Empório Casa Natural – Pra Você Eu Guardei”
Sábado, dia 28/03, de 9h às 17h, com entrada franca
Serão vendidos objetos raros e delicadezas feitas à mão e com amor, voltados para a casa e uso pessoal
Almoço: limitado a 50 pessoas. É necessário fazer reserva (R$ 17, almoço ou R$ 20, almoço + suco natural)
Contato: (31) 8798 4647 ou casanaturalbh@gmail.com

Palestra do arquiteto Carlos Solano em São Paulo sobre Casas Naturais. Para ele, uma casa é aquilo que abriga, mas também estimula uma expressão criativa do mundo e deve seguir seis qualidades básicas: simplicidade, natureza presente, materiais sinceros, estilo próprio, cores e integridade - Foto Tellus Arquitetura

Palestra do arquiteto Carlos Solano em São Paulo sobre Casas Naturais. Para ele, uma casa é aquilo que abriga, mas também estimula uma expressão criativa do mundo e deve seguir seis qualidades básicas: simplicidade, natureza presente, materiais sinceros, estilo próprio, cores e integridade – Foto Tellus Arquitetura

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

Publicações Relacionadas