Fizemos um test drive no híbrido BMW i3

Por Bruna e Ismael

Publicado em , , | Tags : , , , , ,

Em 2012, quando começamos a trabalhar nessa área da sustentabilidade, participamos da primeira edição do congresso Sustainable Brands Rio. Lá, pudemos conhecer melhor as ações sustentáveis de diversas marcas ligadas ao lifestyle, como a BMW, por exemplo, e seu modelo híbrido i3, com a palestra do estrategista de comunicação da marca alemã, Cornelius Koeblin.

No último mês de outubro, os carros chegaram nas maiores cidades do Brasil, Belo Horizonte incluída. Eles são considerados a representação da sustentabilidade aplicada à indústria automobilística, já que consomem 70% menos água e 50% menos energia comparados aos demais modelos da própria marca, além de serem 100% renováveis e feitos a partir de plástico reforçado com fibra de carbono.

Fomos conhecer e fazer um test drive no i3, na EuroVille, na Raja Gabaglia, com o João Victor Freitas, product genius da marca. Foi uma experiência muito interessante dirigir um carro que está bem inserido na sustentabilidade para a mobilidade urbana e conferir de perto algumas estratégias da BMW para unir o sustentável ao premium. Logo de início, o que mais nos chamou a atenção foi o silêncio do motor do carro (parece o tempo todo que ele está desligado, e que flutua!), a segurança que transmite – é firme, quase não precisa usar o freio, é só desacelerar que ele já vai parando – e o conforto interno.

O BMW i3 é um veículo elétrico, recarregável, com extensor de autonomia. Ele vem com um carregador, para 110V ou 220V. Tem um motor à gasolina que serve para manter a carga da bateria, como um recurso à mais, e, claro, requer um consumo do combustível bem menor do que um carro normal. Seu motor, da própria marca, além do baixo consumo também conta com baixas emissões de carbono.

O i3 é primeiro carro de produção em série feito com fibra de carbono. O tecido das portas e dos bancos é feito com 30% de garrafas PET. Também é utilizada na composição a fibra kenaf, da família do algodão, que gasta menos energia para o processamento e possui um melhor isolamento acústico. A chave do carro é feita com um biopolímero de mamona, também sustentável. O couro é tratado com óleo de oliva, o que garante uma boa qualidade, e, em prol do conforto, controla a incidência de raios solares e a temperatura.

As rodas, de aro 19 e liga leve, priorizam, para sua otimização, aerodinâmica e peso, sendo mais finas e maiores. O peso maior é concentrado na parte inferior do carro, o que possibilita que as rodas sejam tão finas.

As portas podem ter essa abertura pelo carro ser de fibra de carbono – cinco vezes mais resistente que o aço – então a coluna do meio não é necessária.

Dentro do carro, o chamado interior lounge, plano na frente e atrás. As baterias ficam todas no assoalho. Sobre a sua produção também ser sustentável, as fábricas onde o carro é produzido, na Alemanha, contam com usinas eólicas logo ao lado, para o uso da energia renovável.

E, pra finalizar, o João nos disse que, em breve, é provável que alguns shoppings de BH tenham, no estacionamento, estações para recarga do i3.

Para saber mais, a Euroville fica na Avenida Raja Gabáglia, 3055 – Bairro Cidade Jardim, Belo Horizonte/MG. Telefone: (31) 3304-4100.

Por Bruna Miranda e Ismael Sant’Ana

Compartilhe esta história

Sobre Bruna e Ismael

Incentivamos pessoas e empresas a transformarem o presente e futuro com o Slow - Living, Empreendedorismo, Marketing, Trends.

Publicações Relacionadas