SLOW
TALKS

O CONCEITO

Inspiradas pelo TED Talks – palestras em que pessoas interessantes e com experiências interessantes são convidadas a falar em alguns poucos minutos (18, no máximo) sem interrupção da platéia – criamos o Slow Talks, rodas de diálogo realizadas com duas pessoas, mediadas por uma terceira.

Dentre as diferenças do evento original que é nossa inspiração, a primeira diz respeito aos temas. Ao invés de unir pessoas em torno da tecnologia, entretenimento e design (o que deu origem à sigla do TED), o Slow Talks se propõe a falar sobre três grandes assuntos: EQUILÍBRIO, MELHORES ESCOLHAS e INOVAÇÃO, os eixos conectores do Review Slow Living e deste com a Amadoria, co-criadores desse evento e de seu conceito. Outras diferenças são detalhadas nas regras do evento (abaixo).

 

QUEM SÃO OS INSPIRADORES

São pessoas que acreditam, praticam e difundem os conceitos do Slow Living e que são convidadas do Slow Talks para compartilhar seus conhecimentos e experiências nas rodas de diálogo.

 

APRESENTAÇÃO

A apresentação do projeto aconteceu no Encontro Slow Living, no dia 10 de setembro, sábado, na Amadoria, assim como a primeira roda de diálogos, que teve como tema o Bem Viver e contou com as Inspiradoras Luciana Gallo, co-fundadora da Amadoria e coach de vida e carreira, ajuda as pessoas a (re)significarem suas vidas e trabalhos, com mais equilíbrio e plenitude; e Carolina Lopes, instrutora de Yoga, Meditação e Reiki por meio da Cristal Terapias Naturais. Assista, na íntegra!

 

SLOWOPEN TALKS

Também inspiradas pelo TEDx – que incentiva todos a espalhar ideias do TED por meio de eventos locais e independentes – criamos o SlowOPEN Talks, oportunidade para que qualquer pessoa interessada e que se conecte com os três eixos do Slow Talks possa organizar um evento semelhante e identificá-los com essa marca, de forma a criar uma identidade convergente, potencializar recursos e fortalecer a expansão dos valores do slow living.

Para que o evento seja identificado como SlowOPEN Talks, é preciso que as regras gerais estejam presentes. As co-criadoras do Slow Talks provêem informações e orientações para ajudar essas pessoas a fazer o evento, mas a organização de um SlowOPEN Talks é independente.

 

 

AS REGRAS

#1 As rodas de diálogo são realizadas sempre em ambientes abertos, preferencialmente próximos à natureza (jardins, parques, praças, praias, lagos) e não em salas ou auditórios fechados. E para um número de pessoas que o espaço comporte de maneira que todos se sintam confortáveis.
#2 Os recursos usados pelos Inspiradores dos temas compreendem todo o tipo de interação visual (como música, flipchart, storytelling, etc), exceto data show.
#3 O clima é o mais descontraído possível, preferencialmente com os apresentadores descalços e com os participantes também bem à vontade.
#4 As rodas de diálogo terão a duração máxima de 40 minutos, sendo 15 minutos para cada Inspirador e 10 para o mediador, que poderá fazer perguntas próprias ou do público.
#5 Antes de cada roda de diálogo, o mediador convida os participantes a fazerem 1 minuto de silêncio profundo, de olhos fechados ou entreabertos, e com a atenção voltada para a respiração lenta, profunda e aberta.
#6 As perguntas do público são realizadas por escrito e devem conter o email ou telefone de contato do participante. Serão colocadas em uma caixa. E caso o tempo de 8 minutos não seja suficiente para responder a todas, elas serão respondidas por qualquer dos Inspiradores (ou por ambos) posteriormente, na própria página do evento no facebook ou aqui em nosso site (e/ou no da Amadoria), para que não fiquem exclusivas a quem perguntou, mas abertas a todos, incentivando a continuação da conversa online e fortalecendo os temas.
#7 As opiniões dos Inspiradores podem ser diversas e contrárias, não há qualquer compromisso com a unanimidade; pelo contrário, a diversidade de ideias, opiniões e pressupostos são encorajadas no Slow Talks. Independente disso, durante a exposição de um dos Inspiradores, o outro praticará uma escuta ativa e não se manifestará nesse momento da exposição.
#8 Após cada roda de diálogo, haverá um intervalo de 20 minutos para que os participantes livremente possam trocar entre si conhecimento e insights trazidos pelos Inspiradores.
#9 Todas as rodas de diálogo são gravadas e disponibilizadas em uma plataforma única, virtual, aberta e gratuita.

 

Arte por Luna Siqueira