Gato e cachorro

Por Diorela Bruschi

Publicado em , | Tags : , , ,

Hoje uma rádio lançou a questão: Gato ou cachorro? E a maioria dos leitores enviou mensagens anunciando que amava os dois. Que lindo! Que orgulho que dá do Brasil quando ele mostra a sua cara de verdade, que é essa: a da diversidade.

Você pode ter uma preferência ? Pode sim. Gostar mais de cachorro ou mais de gato não significa que você seja contra o outro. Somente tem mais afinidade com algumas características de um ou de outro. Ou prefere um porquinho da índia, um marreco, ou outros animais que também podem ser ótimas companhias!

 Já tive a preferência pelo cachorro. Durante muitos anos convivi de perto com cães e sempre adorei aquela carinha deles. Esse lado companheirão, bem humorado e essa fidelidade tão valiosa.

Comecei a conhecer os gatos depois de adulta. E me apaixonei também. Além da elegância e beleza evidentes, adorei saber que eles podem ter múltiplos perfis. Existem gatos que são mais carinhosos, outros mais brincalhões, outros mais suntuosos. Tem de tudo. Todos os gatos com os quais convivi foram perfeitas companhias. E hoje eu não consigo mais escolher entre cachorro e gato baseada no critério « amor ».  Apenas me baseio pelo « espaço que tenho ».

É permitido gostar de cachorro e de gato ao mesmo tempo. É também permitido gostar de mais de um sem que isso represente ódio pelo outro. É permitido adotar vira-latas de abrigos, acolher animais de rua, fazer trabalho voluntário para alguma instituição de defesa dos animais e ainda assim admirar uma raça de gato, cachorro, galinha ou qualquer outro. E que bom!

Por último, é permitido tomar este texto como uma metáfora. É permitido querer que 2017 seja um ano de menos polaridade e mais acolhimento.  Afinal, gatos e cachorros, na maioria das vezes, e diferentemente do que nos contam os contos, podem ser bons amigos.

Foto do topo da mãe da Diorela, a Silvana, do Azzuca e Peter, prazer!

Compartilhe esta história

Sobre Diorela Bruschi

Advogada, redatora e professora, vive entre o Brasil e a França e seus contrastes culturais. Autora dos blogs Direito é Legal e Saída à Francesa, aprecia a vida em comunidade ...

Publicações Relacionadas