Encontros | Belo Horizonte celebra a bicicleta com a BH BiciFest 2016

Por Review

Publicado em , | Tags : , , , , , , , , , , , ,

Celebrar o cenário da bicicleta em Belo Horizonte. Esse é o principal objetivo do BH BiciFest 2016, o primeiro grande festival sobre a cultura da bicicleta na capital mineira. O evento acontece entre os dias 1, 2 e 3 de dezembro e conta com uma ampla programação, com debates, exposições, sessões de filmes temáticos, oficinas e festas.

O festival surgiu da vontade de alguns coletivos de refletirem, promoverem e celebrarem o cenário da bicicleta em Belo Horizonte, cada dia maior e mais diverso. “Esperamos que o evento provoque os ciclistas e os não ciclistas a lutarem mais pela causa. Pedalar é importante, mas precisamos que as pessoas participem das discussões e acompanhem a evolução desse cenário”, diz uma das organizadoras do festival, Marina Rolim, sócia administrativa do Seat Post.

Foto Manaus Bike Lounge

Foto Manaus Bike Lounge

O BH BiciFest 2016 ganhou forma a partir de encontros abertos entre integrantes da BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, do Seat Post e da benfeitoria, com a participação de cidadãs e cidadãos interessados no tema. As atividades do festival foram selecionadas por meio de um edital público e a programação busca abarcar iniciativas do cenário político, econômico, cultural e também esportivo e de lazer que envolvem a bicicleta na capital mineira.

No primeiro dia acontecerão duas mesas redondas sobre políticas públicas relacionadas à bicicleta, a primeira com membros do poder executivo, com participação de Eveline Trevisan, coordenadora do programa Pedala BH, da BHTrans, e a segunda com a membros do poder legislativo, como Áurea Carolina, vereadora mais votada da história de Belo Horizonte. Entre as atividades da parte da tarde estão oficinas de mecânica básica para ciclistas e uma pedalada onde os participante aprenderão a reconhecer plantas comestíveis pela cidade.

No segundo dia, as mesas trazem discussões sobre a criação de novos negócios a partir da bicicleta e o papel desse modo de transporte no cenário político e cultural de Belo Horizonte. À tarde acontece a mesa “Mulheres e Cidade”, onde acontecerá um debate sobre a inserção e participação das mulheres nas questões urbanas. As mesas, palestras e oficinas acontecerão no campus da UNA Liberdade.

Nas noites do dia 1 e 2, na Benfeitoria, acontecem happy hours para celebrar o que sido feito em Belo Horizonte e também promover a integração entre os participantes. Já no dia 3 dezembro, o dia é inteiramente dedicado a atividades culturais, a partir da realização de uma Ciclofesta de Rua, que acontecerá em parte da rua Sapucaí, que estará aberta exclusivamente para pessoas a pé e ciclistas, que poderão aproveitar a feira de produtos, atividades de lazer, artísticas e esportivas, como partidas de Bike Polo.

Foto archiexpo.es

Foto archiexpo.es

O BH BiciFest 2016 é realizado pela BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, benfeitoria e Seatpost, com o apoio institucional do Centro Universitário UNA, Greco Design, Belotur, BHTrans e Prefeitura de Belo Horizonte. O festival conta com o patrocínio de Bike Anjo BH, do Nossa BH e Bicideia – Mercado Virtual e a parceria da UCB – União de Ciclistas do Brasil.

Veja no quadro mais abaixo a programação.

– E nossos destaques:

No dia 1 de dezembro, na parte da tarde, Guilherme Tampieri e Marcelo do Amaral oferecem oficinas de Desvelocidades. Mas o que é isso?

“O desvelocidades.red é um coletivo que lançou recentemente um Manifesto para baixar velocidades como forma de resgatar a cidade para as pessoas”. A oficina propões dois exercícios de ativação do desejo por cidades mais calmas e lentas: os participantes poderão criar maneiras de “perder o tempo” nos seus deslocamentos e imaginar “cidades invisíveis”, onde todos praticam desvelo-cidades.

Imaginou? Faça sua inscrição.

Você sabe como sua bicicleta funciona? Se acontecer alguma coisa no meio da pedalada, você consegue voltar pra casa ou fica na mão?

No dia 01/12, durante o BH BiciFest, acontecerão duas atividades sobre o tema:

Oficina Mulheres e Bicicleta. De 14h às 15h, com a Marina Rolim, do Seat Post. EXCLUSIVA para mulheres. Se inscreva pelo Sympla.

Durante a atividade do Jaca Verde Comidas Panc, os participantes vão pedalar pela cidade e aprender a identificar PANCs, Plantas Alimentícias Não Convencionais!

Gostou da ideia? Participe! Se inscreva.

Ciclofesta de Rua – BH BiciFest 2016

– No dia 03 de dezembro, sábado, acontece a Ciclofesta na rua Sapucaí (entre Av. Francisco Sales e R. Tapuais) e também dentro da benfeitoria. O evento será gratuito e para todas e todos!

. Às 11h, um pedal histórico geográfico pela Leste, acompanhado de um Gelatê Geladinho pra refrescar. O pedal começa e termina na benfeitoria.

Confira a programação da festa, que começa às 14h:

_ AlleyCat
_ Bicirama: Bicicleta + Autorama
_ Pit Stop: uma competição com alguns desafios da bicicleta
_ Auto Sound System
_ Bike Polo: Amistosos BH Bike Polo
_ DJ Valente
_ DJ Fausto
_ DJ Tulio Borges
_ DJ Sandri
_ DJ Bicimanas
_ DJ Méuri

Além de uma feirinha dentro da benfeitoria com expositores trazendo produtos relacionados à Bicicleta, e também os BiciRangos.

 

bh-bicifest-2016-review-slow-living-via-bh-em-ciclo

 

Compartilhe esta história

Sobre Review

O slow living como porta de entrada e fortalecimento para benefícios e transformações para o mundo, nós mesmos e todos os seres.

Publicações Relacionadas