Projeto voltado para simpatias realiza conversa sobre rituais no cotidiano urbano

Por Bruna Miranda

Publicado em , | Tags : , , , , , ,

Simpatias da Dalva, projeto dedicado ao universo dos saberes e fazeres populares por meio de rituais, especialmente os de cura, realiza a Ciranda de conversas sobre ritualizações no cotidiano. O encontro, aberto ao público em geral, será no dia 14 de julho, quinta-feira, de 18h às 20h30, no Centro de Referência da Moda (Rua da Bahia, 1.149), em Belo Horizonte. A entrada é gratuita.

Simpatias da Dalva

Simpatias da Dalva

O intuito do evento é promover uma renovação dessas práticas, ao combinar a tradição oral originária do meio rural com a cultura, a arte e a tecnologia atuais. Com uma abordagem transdisciplinar, que abrange desde a farmacopeia popular até as artes, terá o formato de uma roda, com a fala aberta a convidada(o)s e demais presentes. As trocas serão mediadas por Thais Mol e Luciana Tanure, pesquisadoras do projeto Simpatias da Dalva.

A Ciranda irá fomentar a pesquisa para a publicação de um livro baseado na escritura de Dalva Moreira Borges (1928-1988). Mineira de Divinópolis e posteriormente radicada no Rio de Janeiro, Dalva era dona de casa e vivenciava com muita intensidade o universo feminino, realizando e envolvendo-se em práticas populares de cura, que ela registrava em bilhetes endereçados a seu marido e anotava em uma caderneta intitulada “Simpatias de A a Z”, para compartilhar com quem a procurasse para encontrar saúde, casamento, filhos, dinheiro, trabalho.

Contendo, além de cadernos, fotografias e documentos, o arquivo de Dalva, revelado em 2013 pelo cineasta João Borges, durante a realização de seu premiado curta-metragem “Tigre” (2013), inspirou as realizadoras do projeto a pesquisar o que vêm chamando de “práticas simpáticas”, com o objetivo de conceber uma publicação que busca diferenciar-se de revistas e sites sobre o tema ao apresentar um conteúdo elaborado por um viés crítico, estético-filosófico e artístico. A obra, com previsão de lançamento para este ano, consistirá em um livro de formato não convencional e um audiolivro, disponibilizados em meio impresso e na internet. Ambos serão bilíngues, em português e inglês, difundindo assim as simpatias brasileiras para outras culturas.

Álbum de casamento de Dalva Moreira Borges | Crédito Thais Mol

Álbum de casamento de Dalva Moreira Borges | Crédito Thais Mol

Possibilitar o acesso à diversidade cultural ao tornar público e popularizar ainda mais um saber que já é popular é um dos objetivos do projeto. “Este saber sempre existiu às margens, como que circundando os modernos muros do nosso universo-cidade. Nesse sentido, damos corpo e direção dentro do discurso contemporâneo ao legado simbólico das simpatias”, justificam Mol e Tanure. Para as pesquisadoras, realizar o projeto também significa valorizar uma produção artística feminina e brasileira que discuta e se valha de recursos para refletir sobre temas e anseios globais, como a cura e o dizer afirmativo de vida.

Simpatias da Dalva é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte – Fundação Municipal de Cultura. A Ciranda de conversas sobre ritualizações no cotidiano tem o apoio do Centro de Referência da Moda.

Simpatias da Dalva – Ciranda de conversas sobre ritualizações no cotidiano

Data: 14 de julho, quinta-feira
Horário: 18h às 20h30
Local: Centro de Referência da Moda – Rua da Bahia, 1.149, Centro, Belo Horizonte.
Telefone: (31) 3277-4384 | 3277-9248
Entrada gratuita e sujeita à lotação

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

Publicações Relacionadas