Juventude e liderança sustentável em foco

Por Bruna Miranda

Publicado em , | Tags : , , ,

Ricardo Voltolini, um dos mais respeitados profissionais do assunto, estará em BH para realizar palestras sobre empreendedorismo e liderança sustentável para educadores da Rede Cidadã

 

Mais do que empreender, também é preciso desenvolver a liderança sustentável no ambiente de trabalho a fim de otimizar e potencializar os resultados obtidos. Nesse sentido, a Rede Cidadã, uma das principais instituições especializadas na geração de trabalho e renda do país, se aliou à consultoria Ideia Sustentável para desenvolver um trabalho junto aos educadores e alunos do Programa de Aprendizagem da organização tendo em vista a formação de jovens líderes da base da pirâmide.

Esse novo conceito de liderança está voltado para o equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, uma visão imprescindível no mercado atual. E para repassar seus conhecimentos acerca do assunto, conscientizando sobre a importância da sustentabilidade no mundo dos negócios, Ricardo Voltolini, um dos primeiros consultores de sustentabilidade empresarial do país e fundador da Plataforma Liderança Sustentável, estará presente em Belo Horizonte, nos dias 27 e 28 de junho, para participar de debates que colocarão o tema em voga.

A participação de Voltolini acontece com o objetivo de reforçar a parceria entre as organizações e repassar suas experiências para os educadores que atuam na capacitação dos alunos atendidos pela Rede Cidadã. Em setembro do ano passado, esses educadores já começaram a ser capacitados para replicar conteúdos de liderança sustentável em sala de aula.

O resultado dessa união entre o profissional e a entidade é a criação de um programa voltado para a formação de jovens líderes sustentáveis da base da pirâmide. A missão da Rede Cidadã será apoiar o processo de capacitação, utilizando, para tal, conteúdos relacionados ao assunto. A meta é atingir 5 mil líderes a cada ano em empresas de diversos portes em todo o Brasil.

Um dos grandes diferenciais da iniciativa é a qualidade do conteúdo programático, segundo afirma Fernando Alves, diretor executivo da Rede Cidadã. “Esses materiais foram desenvolvidos ao longo da história da Ideia Sustentável. Nós contaremos com textos, vídeos e depoimentos de líderes empresariais já consolidados, de destaque e comprometidos com a gestão empresarial sustentável”, conta. Segundo ele, esse conteúdo é essencial para mostrar que a sustentabilidade nas empresas já é uma realidade e que vem sendo aplicada com sucesso por reconhecidos gestores.

Trabalhar com profissionais da base da pirâmide já era uma demanda identificada pelos gestores da Plataforma Liderança Sustentável – movimento desenvolvido pela Ideia Sustentável. A parceria com a Rede Cidadã vem para sanar essa demanda, uma vez que a organização social tem reconhecida expertise em metodologias de geração de trabalho e renda.

Sobre a Rede Cidadã:
Considerada uma das principais instituições especializadas na geração de emprego e renda no país, a Rede Cidadã atua em 47 cidades de nove estados brasileiros e, desde 2002, já ajudou a inserir mais de 55.829 pessoas no mercado de trabalho. A organização atua criando complementaridade entre projetos sociais de governos, empresas e iniciativas sociais do Terceiro Setor. Assim, promove a sinergia dos três setores da sociedade civil, de modo a fortalecer o movimento de responsabilidade social empresarial.

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável:
A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento lançado em junho de 2011, que reúne 39 presidentes e 11 executivos de grandes empresas brasileiras em torno da missão de conectar, inspirar e educar jovens líderes de negócios para o tema da sustentabilidade. Para tal tarefa, apoia-se em um conjunto de ferramentas – livros, portal, vídeo-palestras, eventos educacionais regionais e nacionais, cursos e conteúdos de suporte à educação de líderes para empresas, escolas de gestão e universidades. A iniciativa já atingiu presencialmente cerca de 61 mil gestores em mais de 240 eventos pelo Brasil – além de países como França, Espanha, Portugal, Canadá e Argentina – e mais de 1,1 milhão de pessoas com as vídeo-palestras disponíveis em canais no YouTube e Vimeo.

Sobre a Ideia Sustentável:
Ideia Sustentável é uma empresa especializada em estratégia e inteligência em sustentabilidade criada, em 1993, por Ricardo Voltolini, um dos primeiros especialistas no tema no Brasil. Com o diferencial de ter 20 anos de mercado, atua em modelo híbrido – think tank (organização dedicada a produzir e difundir conteúdos e táticas sobre assuntos estratégicos para públicos de interesse) e consultoria –, desenvolvendo e gerindo conhecimento para empresas, em três linhas: consultoria, educação e conteúdos.

Para mais informações: redecidada.org.br.

Convite - Diálogos do Prêmio - Ricardo Voltolini | Review Slow Living

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Desde que meu armário coube na mala busco a leveza abundante dos essenciais, dos atemporais, da soma de resgates e inovações.

Publicações Relacionadas

Sem comentários ainda.

Deixe uma resposta

Comentário