Onze marcas de acessórios que unem design à sustentabilidade e estão ao seu alcance

Por Bruna Miranda

Publicado em , | Tags : , , , ,

Matéria para o site paulista Modefica, um destino de inspiração diária que une moda, estilo e cultura a boas causas e consumo consciente (Setembro 2015).

Quando se fala em moda consciente, acredito que, pelos menos aqui no Modefica, já não existe mais dúvidas de que produtos criados com ética também podem ser lindos e desejáveis. Mas e quando o assunto é joalheria?

Bem no começo da minha jornada nessa área de moda consciente, logo quando comecei a pesquisar e conhecer mais sobre slow-fashion, confesso que tive certa dificuldade de ter acesso a brincos, anéis, colares e pulseiras que aliassem boas práticas a um refinamento estético e um estilo que me agradasse. Agora que listamos essas marcas todas, fica claro como temos diversas possibilidades ao nosso alcance e foi até difícil escolher apenas 11 delas.

Conheça esses trabalhos inspiradores, em grande parte de garotas brasileiras, que criaram cada detalhe de suas marcas e chegaram ao mercado para nos trazer acessórios inovadores que unem design à sustentabilidade.

Flavia Amadeu

eco-joiais-flaviamadeu

A marca homônima da designer Flávia Amadeu, de Brasília residente em Londres, conta com acessórios feitos 100% com borracha selvagem da floresta Amazônica, produzida por comunidades de seringueiros de maneira responsável, empoderando os trabalhadores da região. Ela já fez parcerias com nomes importantes como a atriz e modelo ativista Lily Cole e o WWF (dá para ver o vídeo dessa parceria aqui). Suas peças contam com design delicado e ainda assim marcante e bem contemporâneo, em diversas cores e modelos.

Para comprar, acesse o e-shop da marca.

Mana Bernardes

eco-joiais-manabernardes

A designer, poeta e artista carioca Mana Bernardes transmite toda uma leveza e simplicidade em seus trabalhos. Com sua marca, cria peças de design contemporâneo produzidas manualmente por artesãos treinados por ela, através do comércio justo e com reaproveitamento de materiais do dia a dia, como garrafas PET, grampos de cabelo, sementes, retalhos, conchas partidas, sobras industriais e até bolas de gude.

Para comprar, acesse o e-shop da marca.

Jana Favoreto

eco-joiais-jana-favoreto

Com inspirações que vêm da arte, arquitetura, viagens, fauna, flora e itens inusitados, a designer, que é de Londrina e mora em São Paulo, cria, artesanalmente, peças atemporais com alumínio reciclado e pedras naturais como ágata, quartzo e jade. Super urbanas, leves e marcantes, são lindíssimas e feitas para usar toda hora.

Para comprar, acesse o e-shop da marca.

Juli Buli

eco-joiais-julibuli

Acessórios que unem duas profissões de uma mesma família: o pai produz instrumentos musicais e filha cria suas peças com a madeira que sobra dessa produção. Upcycling refletido com muita harmonia nas peças fortes, e ainda assim delicadas, da designer mineira de Belo Horizonte.

Para comprar, acesse o site da marca e entre em contato.

Ecojoias Carol Barreto

eco-joiais-carol-barreto

Transformar resíduos recicláveis em joias através do reaproveitamento de resíduos domésticos e industriais, como garrafas PET e alumínio, é o conceito dessa marca do Rio de Janeiro. A designer vai além e, durante sua produção, utiliza água tratada da chuva, as embalagens são de materiais de descarte e o que sobra é encaminhado para reciclagem. As próprias clientes chegam a doar materiais de casa, que seriam descartados, para ela reutilizar.

Para comprar, acesse o e-shop da marca.

Noiga

eco-joiais-noiga

Inovação pura ao trazer para a moda e o design a tecnologia da impressão 3D, que garante desperdício zero de materiais. Do Paraná, a marca segue sua proposta de fugir do tédio com peças modernas, atemporais e com muita atitude.

Para comprar, acesse o e-shop da marca.

A Passeio

eco-joiais-a-passeio

De Belo Horizonte vem também o upcyling criativo da designer Júlia Lage. De maneira artesanal, ela cria peças reaproveitando as embalagens longa vida produzidas pela Tetra Pak, utilizando de revestimentos de tecidos, cores e estampas que harmonizam com o clima divertido e lúdico da marca.

Para comprar, acesse o Facebook e entre em contato.

Hevea

eco-joiais-hevea

Outra atuação com reaproveitamento criativo vem dessa marca de Porto Alegre. Seus acessórios são feitos com câmaras de pneus de bicicletas fornecidos por lojas de bike parceiras. Um upcyling desses que, no primeiro olhar, a gente não imaginaria de onde veio. Para os rapazes, tem a opção de cadarços para tênis feitos com o mesmo material.

Para comprar, acesse o Facebook da marca e entre em contato.

Suka

eco-joiais-suka

Uma marca que começou seguindo os instintos próprios da designer Suka Braga depois de uma longa experiência com produção de joias para grandes indústrias. Sua criação é desenvolvida com base em três pontos básicos: precioso – o ser humano como centro do objeto; memória – nossas identidades, raízes, o que somos e o que queremos ser; e o afetivo. As peças são tecidas por ela mesma ou por crocheteiras da Paraíba e de Brasília. Seguindo seu próprio tempo, há projetos que ficam engavetados por até dois anos até amadurecerem e ficarem prontos para serem produzidos e lançados.

Para comprar, entre em contato com a Suka através do Facebook.

Maiyet

eco-joiais-maiyet

Ao incorporar em sua produção habilidades e técnicas artesanais de países com forte identidade cultural como, por exemplo, Índia, Indonésia, Quênia e Peru, a Maiyet empodera comunidades através do ofício. Em suas peças requintadas é possível notar o perfume do clássico atemporal misturado a um design contemporâneo.

Para comprar, acesse o e-shop internacional da marca.

Chopard

eco-joiais-chopard

Seguindo para o segmento de alta joalheria, o destaque fica com a suíça Chopard, que atua, desde 2013, com o conceito de luxo sustentável e joalheria responsável. Sendo uma área também conhecida por trabalhos exploratórios ao longo da cadeia de busca e extração de diamantes e outras pedras preciosas, eles fiscalizam o compromisso de fornecedores com o trabalho ético e práticas ambientais. Uma de suas maiores embaixadoras é Livia Firth, do Eco Age e do projeto Green Carpet Challenge, que veste atrizes de Hollywood em eventos de gala com as joias da marca.

Para saber mais, acesse o site internacional da marca.

Fotos: Reprodução

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

Publicações Relacionadas