Uma lanchonete que não produziu nenhum lixo em 2 anos

Por Bruna Miranda

Publicado em , | Tags : , ,

Nós todos sabemos que é uma ótima idéia reduzir, reutilizar e reciclar, uma vez que a criação de menos resíduos não é apenas melhor para o ambiente – é também mais econômica. Fazer individualmente, em casa, a gente vai tentando melhorar a cada dia (alô dicas de ouro da Um Ano Sem Lixo!), mas você consegue imaginar o tamanho do desafio que é para um restaurante limitar o seu lixo – e, mais ainda, eliminá-lo corretamente? Pois uma lanchonete de Chicago, nos Estados Unidos, não só aceitou o desafio, como o tem passado com méritos.

A Sandwich Me In criou um plano de sustentabilidade projetado não apenas para reduzir o desperdício, mas para tornar obsoleta a mera ideia de se jogar alimentos fora. O proprietário e chef Justin Vrany garante que todos os resíduos do restaurante recebem o descarte adequado: os materiais biodegradáveis são compostados, o papelão vai para a reciclagem e assim por diante.

Restaurante sem Lixo - Review Slow Lifestyle

Depois de dois anos, a lanchonete produziu oito litros de resíduos; isso é o que em média um estabelecimento que trabalha com alimentos joga fora em uma única hora de funcionamento. Vrany deu então os resíduos a um artista plástico, que projetou uma escultura, tornando oficialmente a lanchonete um estabelecimento sem resíduos.

Restaurante sem Lixo - Review Slow Lifestyle

.
Além de suas políticas em relação ao lixo, o restaurante também opera com energia renovável e usa matéria prima dos produtores locais e outras fontes sustentáveis. A melhor parte? Todos os sanduíches custam menos de US$10, o que mostra que essas políticas não têm, necessariamente, que ter preços exorbitantes.

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

Publicações Relacionadas