Agenda | Lançamento e Sessão Comentada em BH do Filme The True Cost: Quanto Custa Uma Roupa, Realmente?

Por Bruna Miranda

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O Fashion Revolution Brasil, em parceria com o Review, convida a todos para a sessão do filme The True Cost, que retrata o impacto da indústria da moda nas pessoas e no planeta, em sua data mundial de lançamento, 29 de maio, sexta-feira.

A produção foi realizada via financiamento coletivo online com direção de Andrew Morgan, direção executiva de Livia Firth, do Green Carpet Challenge, e da jornalista Lucy Siegle, que escreve sobre lifestyle ético para o jornal britânico The Guardian, dentre outros.

O lançamento aqui na capital mineira será no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, um de nossos maiores parceiros e apoiadores! Estamos muito felizes com essa oportunidade que o Museu nos proporcionou de trazer para Belo Horizonte esse filme tão importante em nos mostrar a realidade e as ações que têm sido feitas para um futuro da moda mais ético e sustentável.

– Após o filme, teremos um bate-papo sobre o filme e suas temáticas:

Bruna Miranda, Fashion Revolution Brasil/Review
Valéria Said, professora de ética, articulista e jornalista engajada no movimento Slow Fashion
Luciana Duarte, Moda Ética
Cloé Disse: a estilosa blythe mineira e seu criador, o figurinista Alex Dário e o designer Vitor Carpe

Teremos também como convidadas do evento meninas super bacanas daqui de BH que também escrevem e incentivam a moda ética e o consumo consciente: Bianca Perdigão, do Girls Next Dior e Ana Carolina Rodarte, do Fashiombudz.

Entrada Gratuita.
Sujeito à lotação do espaço.

Esperamos vocês! Confirme sua presença e convide seus amigos pela página do evento no facebook.

Saiba mais sobre o filme e veja o trailer:

TRUE COST MOVIE FILME BELO HORIZONTE BRASIL

Poucos dias após Fashion Revolution Day por todo o mundo (logo teremos toda a cobertura do evento em BH), retomamos nossos posts aqui no Review falando de outro projeto sensacional que é realizado na mesma área de conscientização da campanha.

The True Cost é um filme que vínhamos mostrando no extinto site Exemplar id quando era ainda um projeto a ser validado via financiamento coletivo no Kickstarter, em 2013.

O colapso de uma fábrica de roupas em Bangladesh, em 24 de abril de 2013, foi manchete nos principais meios de comunicação ao redor do mundo. Imagens chocantes da tragédia mostravam os trabalhadores sobreviventes sendo socorridos às pressas, enquanto corpos eram retirados e muitas fotos de desaparecidos estampavam murais improvisados. Aquele episódio levou muitos consumidores a questionar como as roupas que vestimos estão realmente sendo produzidas. É só olhar em alguma etiqueta, afinal, quem nunca se deparou com um “Made in Bangladesh” ou outros países subdesenvolvidos? O cineasta americano Andrew Morgan é uma dessas pessoas. Para ele, o impacto foi tão grande que acabou originando a ideia central para um documentário chamado The True Cost (que em tradução livre seria algo como ‘O Custo Real’).

Morgan rodou o trailer inicial com alguns especialistas e nomes importantes na indústria da moda internacional. O projeto atingiu, com muito sucesso, o seu objetivo de financiamento, ultrapassando o valor sugerido para investimento. Ele e sua equipe rodaram o mundo em países como Bangladesh, Índia, Peru, China, Camboja, República Dominicana e Quênia, mostrando como e em que condições as fábricas do fast fashion produzem suas roupas.

O diretor explicou suas motivações: “Enquanto o preço das roupas de grandes marcas de fast fashion tem diminuído ao longo das últimas décadas, os direitos humanos e os custos ambientais têm crescido dramaticamente. O objetivo deste filme é tornar esses custos vividamente claros para o espectador. Vamos explorar como chegamos até esse momento. E, além de mostrar o dano que está sendo causado a muitas pessoas, queremos passar a esperança que está na possibilidade de escolhermos um futuro diferente”.

Agora finalizado e com o trailer recém lançado, o documentário conta com entrevistas com líderes e especialistas da indústria e a visão de cada um sobre o complexo dilema que enfrentamos hoje, e ainda sobre o papel do consumidor em tudo isso que vem acontecendo. Além dos profissionais, o público vai poder ver o lado mais humano e real do problema, já que o plano de Andrew sempre foi também registrar com sua câmera a vida das pessoas afetadas pela moda insustentável, todos os dias.

Confira o trailer oficial, com legendas em português. O lançamento do filme acontece em todo o mundo no dia 29 de maio. Inclusive em BH, como já mostramos acima. 

Vídeo da campanha de financiamento, lançada em 2013, com legendas em português.

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Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

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