Por Bruna Miranda
Publicado em Todas, Vestir | Tags : CRIATIVIDADE, EVENTOS, MODA CONSCIENTE, SÃO PAULO, SUSTENTABILIDADE
A 38ª edição da São Paulo Fashion Week começa hoje e vai até sexta, 07 de novembro, no Parque Cândido Portinari. A inspiração para a maior semana de moda da América Latina, que completa agora 20 anos em seu Inverno 2015 é o emblemático movimento de design Bauhaus, que revolucionou várias esferas da criação e marcou um momento importante de transição no início do século XX. “A gente fez uma reflexão do legado de construção desses 20 anos. O que significa chegar a esta idade e estar olhando para os próximos 20? Estamos em um momento de reflexão, de limpeza, questionamento, mudança que viveu o mundo naquela época. E que estamos vivendo de novo. É uma leitura disso para hoje”, explica Paulo Borges, CEO da Luminosidade, diretor criativo e idealizador do SPFW.
Dos destaques selecionados pelo Review para essa edição, a presença da estilista britânica Stella McCartney e a participação da marca de tricô mineira Doisélles, de Raquell Guimarães, em que oito presidiários de Juz de Fora, de seu projeto Flor de Lótus – que ensina tricô e crochê para que os detentos possam se incluir socialmente – produziram vinte peças para a Iódice. A marca paulista mesclou as peças de tricô, crochê e macramê produzidas por eles com as outras roupas de sua coleção, inspiradas na tribo africana Wodaabe.

Croqui Iódice com um mix de peça da marca com casaco tricotado pelos presidiários
A questão da sustentabilidade já teve destaque em edições anteriores do SPFW. Apresentando as coleções de Verão 2013, em junho de 2012, o tema de inspiração do evento foi o conteúdo social com foco na sustentabilidade, com uma exposição de fotos, vídeos e obras baseadas no projeto “A Gente Transforma”, desenvolvido em Várzea Queimada, no Piauí. Um trabalho que mesclou técnicas modernas à história local dos trabalhadores rurais, fotografados em seu cotidiano de muito esforço. A sugestão de tema foi do designer Marcelo Rosenbaum, que utilizou objetos descartados para montar artigos de design. As paredes, moldadas com formas e texturas criativas, foram forradas com papelão.
A sustentabilidade na moda foi também debatida em uma mesa redonda mediada pelo diretor criativo do SPFW, Paulo Borges, e composta por nomes importantes no setor, como o Ministro Corrado Clini, do Ministério do Meio Ambiente da Itália, Oskar Metsavaht, diretor criativo da Osklen, Mario Garnero, presidente do Fórum das Américas e Rafael Cervone, diretor do Programa TexBrasil, da Abit.
A tendência sustentável recebeu ainda atenção especial do estilista Jefferson Kulig, que elaborou sua coleção para o Verão 2013 aliando tecnologia e sustentabilidade. Todo o processo químico de fabricação dos tecidos, como a etapa de curtume, foi substituída por processos enzimáticos que geram resíduos bem menos impactantes ao meio ambiente ao serem descartados, ainda com a economia de água e energia.
Voltando à semana de moda paulista de março de 2013, apresentando o Verão 2014, uma reciclagem do tema da sustentabilidade pautada no ano anterior. Como convidados para cuidar da cenografia, os artistas irmãos Fernando e Humberto Campana escolheram materiais como piaçava e papelão dourado para revestir as paredes. A idéia, segundo eles, era tanto chamar a atenção para a sustentabilidade como remeter à natureza brasileira. Outros materiais usados foram madeira e ramos de mandacaru, extratos vegetais que criaram um elo entre a SPFW e o parque Ibirapuera, ambiente em que esteve inserida.
Voltando ainda mais um pouco, em 2007 o evento contou com roupas feitas de materiais menos agressivos ao meio ambiente, como por exemplo a garrafa pet e o algodão orgânico. A iniciativa teve repercussão internacional e foi apresentada também em outros lugares do mundo, como a capital francesa Paris.
Fechando o histórico da semana de moda paulista com uma abordagem geral, o site de pesquisas de tendências Stylight desenvolveu um infográfico para fazer uma homenagem ao evento. A São Paulo Fashion Week em números e curiosidades! Destaque para os 120 painéis solares instalados pela estilista Gloria Coelho, em 2010, para promover a sustentabilidade.
Sem comentários ainda.