Estethica, na London Fashion Week desde 2006

Por Bruna Miranda

Publicado em , , | Tags : , , , , , , , , , , , ,

Londres é, das capitais do mundo, uma das que mais respiram a moda sustentável. Foi lá que nasceu a campanha Fashion Revolution e é lá também que acontece, desde 2006, dentro da London Fashion Week, a Estethica, promovendo a moda sustentável. Fundada pelo Conselho Britânico de Moda com Orsola de Castro (da ecolabel From Somewhere e co-fundadora do Fashion Revolution Day) e Filippo Ricci, a plataforma funciona escolhendo novos designers que têm em comum a excelência em design e o compromisso de trabalhar de forma sustentável e ética. Todas as marcas participantes da Estethica devem aderir a pelo menos um dos seguintes princípios: comércio justo, praticas éticas no processo de produção, inclusão de materiais orgânicos ou utilização de upcycling e materiais reciclados. Desde a sua criação, a Estethica já apoiou mais de 100 designers de mais de 20 países.

Foto: Azam

Foto: Azam

estethicaAW14-690x458

Estética + Ética. Foto reprodução

Durante o evento, que acontece até o dia 16 de setembro na Somerset House, algumas ações marcam esse trabalho incrível. Na Designer Showrooms, juntamente a todas as outras marcas, oito delas, identificadas pela tag Estethica, exibem seus trabalhos: Auria, Bottletop, Charini, Christopher Raeburn, Eden Diodati, Mich Dulce x Zacarias, Pachacuti e Termite. Nesta temporada, há também um showroom dedicado aos novos talentos sustentáveis. Do ready-to-wear da Flavia La Rocca, malhas de luxo por Katie Jones, sportswear por Louise De Testa e o tricô da Wool and the Gang. De acordo com o Conselho de Moda Britânico, essa é uma forma de aumentar o alcance dos trabalhos e mostrar que este modelo de negócio pode estar ao lado de qualquer outro.

A britânica Carry Somers, fundadora do Fashion Revoution Day, na Estethica com sua marca de chapéus Pachacuti, pioneira em Comércio Justo, atuando desde 1992

A britânica Carry Somers, fundadora do Fashion Revoution Day, na Estethica com sua marca de chapéus Pachacuti, pioneira em Comércio Justo, atuando desde 1992. Foto @fash_rev

Flavia La Rocca - Foto Gather & See

Flavia La Rocca – Foto Gather & See

Termite eyewear

Termite eyewear

O espaço conta também com uma instalação do artista multimídia Alex Noble, com dois de seus projetos sustentáveis. A primeira, uma coleção de camisetas exclusivas criadas usando sobra de materiais de designers britânicos, incluindo Agi & Sam, Giles Deacon, Kit Neale, Louise Gray e Zandra Rhodes. O outro é uma instalação que anuncia sua colaboração com a indiana SEWA (Associação das Mulheres Autônomas), também utilizando resíduos de tecidos, fornecidos pela SEWA e pela Monsoon, marca patrocinadora do evento.

EstethicaLFW

Na programação consta também uma sessão de cinema da Estethica, apresentando o “The Next Black”, documentário que explora o futuro do vestuário e o impacto da tecnologia na sustentabilidade (assista abaixo), além de curtas produzidos por algumas marcas sustentáveis participantes. Um novo prêmio de design será anunciado com o objetivo de reunir e desafiar os estilistas a desenvolver conceitos inovadores e novas roupas em torno da temática de uma vida útil mais longa ao que vestimos. Foi desenvolvido pelo Plano de Ação Sustentável do Vestuário, uma organização que, desde 2009 reúne a indústria e o governo para evitar o desperdício e reduzir o impacto ambiental das roupas no Reino Unido.

Caroline Rush, CEO do Conselho Britânico de Moda, comentou: “O Estethica celebra designers que estão comprometidos com o futuro – o futuro da moda, o futuro do meio ambiente e o futuro da produção têxtil. O Conselho Britânico de Moda está sempre procurando maneiras de incentivar a moda sustentável e visa a implementação de valores positivos para a moda em todos os seus pilares e iniciativas”. Ela explica ainda que a etiqueta Estethica tem a intenção de mostrar que moda e moda sustentável podem ser a mesma coisa. “Nós ficamos orgulhosos de reconhecer que tantos estilistas talentosos estão comprometidos com transparência, sustentabilidade e responsabilidade social e ficamos ansiosos para ver suas coleções apresentadas aqui na London Fashion Week”, comemora.

Mostrando coleções de designers que se dedicam a trabalhar com sustentabilidade, a Estethica é um espaço único onde visitantes e compradores podem ver a revolução da sustentabilidade na indústria da moda. O evento apresenta as marcas que estão evoluindo e os designers que estão criando uma consciência social e fortalecendo a idéia revolucionária que combina moda com um propósito. 

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

Publicações Relacionadas