Uma sacola que encoraja a doação

Por Bruna Miranda

Publicado em , | Tags : , , ,

Praticamente todo mundo compra roupas novas, mesmo já tendo um armário cheio delas, até pouco usadas. A gente sabe que a questão não é não comprar, mas sim fazer isso de forma inteligente e consciente, não só por impulso ou por influências mil. A marca sueca Uniforms for the Dedicated muniu-se de atitude e lançou uma forma criativa de colocar em prática a rotatividade em nosso armário, pra evitar o acúmulo: a Rag Bag é uma sacola de compras ​​que facilita muito na hora de doar as roupas que não queremos mais.

Eles explicam o raciocínio no site do Cannes Lion:

Nós consumimos muito. Com isto em mente, queríamos encontrar uma maneira de converter cada compra em algo que fizesse o bem no mundo. Queríamos influenciar marcas e consumidores, e ajudá-los a assumir uma posição prática para a moda sustentável, a reciclagem e a responsabilidade social.

Com base nesse lema do “doe algo antigo cada vez que comprar algo novo”, a bolsa é feita de um plástico biodegradável resistente. As cores distinguem o velho do novo: o branco simboliza algo que você acabou de comprar e o preto algo que está prestes a ser doado.

Para usar, é só retirar a sua roupa recém-comprada, virar o saco do avesso, colocar uma roupa antiga, fechar o saco plástico e o colocar na caixa dos correios. Os itens indesejados, então, vão para uma instituição de caridade que vai dar a essas peças uma segunda vida, a serviço dos menos favorecidos. E detalhe, o endereço do destinatário e o pagamento desse serviço já foram previamente resolvidos.

ragbag4

d69c9947-ac0a-4a88-a7ea-1dd68015fc6e-623x468

O produto é simples e resolve um problema complexo. O desafio era passar a mensagem dos dois lados, em uma sacola com dupla função, de forma que tanto as marcas quanto os consumidores compreendessem.

O objetivo principal da Rag Bag, então, é provar que nós também podemos incentivar as pessoas a fazer grandes mudanças, com apenas alguns simples ajustes. Afinal, adicionar algo é fácil, e inegavelmente, mais difícil é retirar.

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Bruna é empreendedora e jornalista, idealizadora da plataforma Review e da revista impressa Guia Slow Living, e está experimentando uma vida nômade pelo Brasil. É movida pelo que é atemporal ...

Publicações Relacionadas

Sem comentários ainda.

Deixe uma resposta

Comentário