Esmaltes: As mesmas cores, mais naturais

Por Bruna Miranda

Publicado em , , | Tags : , , ,

Você sabe quais substâncias coloca em seu corpo? Muitas pessoas já romperam com antigos hábitos e pensam duas vezes antes de comprar algo, preocupados com a saúde, o bem estar e os impactos ambientais. Juntamente com os cremes e maquiagens naturais, os esmaltes entraram na lista dos produtos em que detalhes como cor, preço e durabilidade não são mais as únicas prioridades na hora de escolher uma marca. O Departamento de Controle de Substâncias Tóxicas da Califórnia, nos EUA, informou que a aplicação e a inalação de determinados esmaltes podem ser prejudiciais à saúde, principalmente às mulheres grávidas.

De acordo com Raíssa de Mello, expert no assunto e dona do Cheers Nail Club, em São Paulo, a preocupação com os agentes químicos nos esmaltes começou no final dos anos 90. A União Européia foi a primeira a ter uma regulamentação e a proibir o uso do DBP, um “trio tóxico” formado por tolueno, formol e dibutil ftalato – usados para facilitar a aplicação do esmalte e impedir rachaduras. O tolueno é um solvente industrial usado nas colas de esmaltes e o formol, famoso no Brasil por ter sido proibido nos alisamentos de cabelos, é usado como endurecedor e conservador. Outras substâncias nocivas também fazem parte da fórmula dos esmaltes, como acetato de etila, acetato de butila, nitrocelulose, acetona e metais pesados – por tudo isso, o cheiro forte característico. Os sintomas que esses componentes causam, de acordo com as pesquisas, vão de tonturas a enxaquecas, incluindo danos mais intensos a longo prazo. Quem é alérgica a esmaltes pode apresentar alergias tanto aos ingredientes químicos quanto aos corantes.

Em um movimento “ecofashion”, celebridades como Blake Lively, Madonna, Sarah Jessica Parker e Angelina Jolie deixaram os esmaltes de lado em eventos nos tapetes vermelhos, justamente por serem prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Como solução, a indústria da beleza lançou esmaltes mais naturais, ecofriendly, cruelty-free e livres (ou em quantidades reduzidas) de substâncias tóxicas, sem deixar de lado as cores bonitas e a durabilidade dos produtos convencionais. As marcas se encaixam em uma escala que vai do “3-Free” a “5-Free”, de acordo com os ingredientes químicos retirados, até chegar aos naturais.

Os tons para uma manicure perfeita, sem vestígios de ingredientes perigosos. Conheça alguns esmaltes que, além de cuidar das unhas, também protegem a saúde e o planeta:

Inovadores, os esmaltes ecofriendly Scotch Naturals foram os primeiros a serem formulados a partir de água, com corantes naturais, sem o uso de solventes. São 100% biodegradáveis, cruelty free, hipoalérgicos e  sem perfume. Além das cores tradicionais, são famosos por lindos tons pastel. O removedor de esmaltes da marca é feito à base de soja.

​A SpaRitual é uma marca que une modernidade com o lado natural, adeptos da Slow Beauty. Vegan, usa apenas matérias primas naturais com certificação orgânica e ainda fair trade (comércio justo). A embalagem é feita com 100% de vidro reutilizado e 50% de material reciclado. Em comemoração do Dia da Terra, criou a linha Soil, da foto, uma edição limitada que doou 20% de suas vendas para a Sustainable Organic Integrated Livelihoods (SOIL), no Haiti.

Quando ficou grávida, Kartika Luyet – ex-modelo brasileira e fundadora da Kure Bazaar, marca de esmaltes baseada em Paris – começou a ter mais consciência dos ingredientes que colocava em seu corpo. Quando entendeu melhor a composição dos esmaltes, preferiu abdicar deles durante a gravidez e os primeiros meses de vida do seu filho. Foi dessa preocupação, tanto com a saúde quanto com o meio ambiente, e a falta de esmaltes livres de tóxicos no mercado, que surgiu a Kure Baazar. Eles produzem esmaltes com polpa de madeira, algodão, milho e trigo, em uma fórmula até 85% natural.

Os esmaltes da Priti NYC contém óleos vegetais orgânicos em sua composição, possuem frascos 100% biodegradáveis, não contém ingredientes de origem animal e não são testados em animais.
A atriz Natalie Portman, que é vegan, participou de uma campanha onde afirmou ter usado o produto mesmo durante sua gravidez. Eles têm uma linha infantil, a Priti in Pink Princess.

A marca também possui um removedor de esmaltes feito com soja. É difícil acreditar que esse ingrediente natural seja tão poderoso quanto a acetona e está rapidamente se tornando a base de todos os próximos removedores. Não só é 100% biodegradável e livre de substâncias tóxicas, como também é um limpador de unhas nutritivo.

A butter LONDON está sempre presente em desfiles e campanhas de famosos designers pelo mundo. Já esteve nas passarelas de marcas como Victoria Beckham, Calvin Klein e Altuzarra. Possui esmaltes livres de formol, tolueno, DPB e parabenos, com diferencial em suas cores fortes, brilhos e acabamento impecável.

Continuando com marcas mais conhecidas e fora do “padrão natural”, alguns esmaltes já são “3-free”, como a OPI e Essie. Até marcas high-fashion já chegaram ao “5-free”, como a Chanel. Assim é de se esperar que em breve outras marcas também mudem suas fórmulas.

Ao fazer uma boa escolha de produtos, além de cuidarmos da nossa saúde e bem estar, incentivamos a produção de cosméticos “limpos” e o trabalho dos fornecedores das matérias-primas ecologicamente corretas. Somamos ainda a ajuda ao meio ambiente, evitando os produtos que geram resíduos prejudiciais à natureza.

Compartilhe esta história

Sobre Bruna Miranda

Desde que meu armário coube na mala busco a leveza abundante dos essenciais, dos atemporais, da soma de resgates e inovações.

Publicações Relacionadas

Sem comentários ainda.

Deixe uma resposta

Comentário